Android continua a crescer no mercado empresarial

Antes dos telefones de ecrã sensível ao toque dominarem o mercado de smartphones, a BlackBerry dominava esse cenário com os seus aparelhos com teclado físico. Os dispositivos da fabricante que nasceu no Canada figuravam na lista dos mais vendidos, principalmente entre executivos de grandes corporações. Mas a empresa não conseguiu acompanhar o crescimento desse mercado, perdeu espaço e viu a sua participação ser engolida pelo iPhone, o telefone mais usado nas empresas.

Só que, por se tratar de uma indústria de altos e baixos, essa situação está novamente em mudança. Isso porque um novo relatório da Good Technology aponta que o iOS, embora continue em primeiro lugar no ranking dos sistemas operativos móveis dominantes nas empresas, tem vindo a sofrer uma queda significativa. Em comparação, seu principal rival, o Android, está a crescer e a roubar parte da fatia que antes pertencia à Apple.

De acordo com o Mobility Index Report, a plataforma da Apple deteve 65% do mercado corporativo durante o segundo trimestre de 2015. Isso representa uma queda de 6% em relação ao mesmo período de 2014. A queda é ainda maior se levarmos em consideração que a percentagem de participação do iOS era de 81%, contra os atuais 64%. As áreas profissionais em que o software reina com folga são setor público (79%), educação (76%) e saúde (70%).

Relacionado:
Pokémon Go recebe actualização com novidades interessantes

Já o sistema da Google, por outro lado, cresceu para 32% nos últimos três meses, o que representa um total de 25% de participação até o momento. Há 12 meses, essa percentagem era de apenas 15%. As áreas do mercado nas quais o Android vence o iOS são “alta tecnologia” (53%), “energia” (48%) e “industria” (42%).

Outra plataforma que está a conquistar o seu espaço é o Windows Phone. Mesmo com uma pequena participação, de 11%, o sistema móvel da Microsoft cresceu 7% em relação ao segundo trimestre 2014, quando registou 4% — há dois anos, essa média era de apenas 1%. Outros sistemas operativos, como o da BlackBerry, já nem entraram na lista por terem uma participação quase nula no mercado de softwares mobile usados dentro das empresas.

O estudo da Good Technology ainda aponta que parte dessa queda de participação do iOS se dá pelo fato de que as vendas de tablets, setor no qual a Apple é dominante com os iPads, está em desaceleração nos últimos anos.

 

Podes consultar todo o relatório aqui:

Good Technology Q2 2015

FONTE