Uma nova directriz de design do Android vai permitir que o Android se torne um pouco mais parecido, pelo menos no aspecto visual, do seu principal rival, o iOS. Isso porque, segundo o documento publicado esta semana, a partir de agora os programadores poderão utilizar uma barra de navegação na parte de baixo do ecrã. No guia, a Google mostra detalhadamente o “ Bottom navigation ”, com as combinações de cores possíveis e também o comportamento da barra durante a navegação. Outros dados técnicos, como tamanho e proporção de ícones, também constam nas novas directrizes de design da Google.

“O Bottom navigation oferece uma navegação rápida entre os principais destinos de uma aplicação”, informa o documento. “Ela é desenvolvida essencialmente para uso na plataforma mobile”. No texto, o gigante de Mountain View também recomenda que o recurso seja usado sempre que houver “de três a cinco destinos de alto nível com importância similar”, funcionando como alternativa à gaveta de navegação; ou ainda quando “destinos requererem acesso a partir de qualquer ponto da aplicação”, em forma de alternativa às abas para apenas um ou dois destinos.

0B5CUt KUpXFUdWJYRW9JMUdmYTQ Android com uma barra de navegação inferior? image

 

Até agora, a Google tem apostado forte nos “menus hamburger” ou então nos famoso “três pontinhos” para reunir os destinos mais importantes de uma aplicação. Pelo visto, a opção semelhante à da Apple no iOS para deixar tudo mais à vista começa a seduzir os designers do sistema Android.

Relacionado:
Samsung proibe brincadeiras com o Note7

 

 

FONTE | VIA