P9 Foi lançada ontem a quinta e última versão do Android 7 Nougat Developer Preview e entre as novidades e correções de bugs, surge uma característica que pode dar muito jeito. Passa a ser possível verificar qual a fonte de instalação de cada aplicação.

A nova função está disponível no interface das aplicações, acessível através do menu principal. A informação surge na parte de baixo do interface, sob o cabeçalho Store (Loja) e indica se a aplicação foi instalada a partir da PlayStore ou através de uma fonte de terceiros, como por exemplo a loja da Amazon ou os casos de instalação direta pelo ficheiro APK.

Android 7 Nougat lançado na última versão Developer Preview

Como se pode verificar na imagem, a aplicação da direita foi instalada manualmente através do APK e por isso mostra a informação “App Installed from Package Installer”. Já do lado esquerdo verificamos que a mesma aplicação foi instalada pela via normal, a Playstore.

À primeira vista esta é uma característica muito bem vinda ao sistema operativo Android que irá com certeza ajudar os utilizadores e sistemas de suporte a encontrar potenciais problemas nos seus aparelhos principalmente para que usa várias fontes diferentes nas instalações das suas aplicações. Por outro lado, será que esta é uma medida da Google que prepara a restrição de instalação de app’s de terceiros?

Esta versão “beta” final do Android 7 Nougat dá aos programadores uma ideia muito perto daquilo que será a versão final do SO. Algumas das novidades são:

  • Imagens de sistema para aparelhos Nexus e outros que suportam esta versão
  • Um emulador para que os programadores possam testar as duas app’s
  • Os API’s finais do Android Nougat
  • optimizações e correções de diversos bugs
Relacionado:
UMI disponibilizará o update do Android Nougat até ao Natal