Análise Xiaomi Mi4i | Uma pequena bomba!

No passado mês de Abril a Xiaomi anunciou oficialmente o Mi4i. Com ele rapidamente surgiu uma enorme curiosidade e procura por um telefone muito promissor, e com uma relação qualidade vs preço quase imbatível. A procura do dispositivo foi tão grande que uns dias depois a Xiaomi informou que teria vendido mais de 40 mil unidades do dispositivo em apenas 15 segundos.

O Mi4i é mais uma daquelas pérolas da XIAOMI que vale sem dúvida conhecer melhor, e para aguçar o apetite acerca desta review, adianto já que este equipamento não vai voltar à loja, nem vai ficar arrumado numa gaveta da redacção. Vamos fazer um passatempo no decorrer desta semana para o oferecermos a um dos nossos leitores, isto posto, é isto que pode ganhar.

MI4I BOX Análise Xiaomi Mi4i | Uma pequena bomba! image

  • Ecrã de 5 polegadas com resolução FullHD (1920×1080)
  • Processador Qualcomm Snapdragon 615 octa core 64 bits a 1,7Ghz
  • 2 GB RAM
  • 16GB de Memoria interna
  • Camara traseira de 13MP e frontal de 5MP
  • 7,8mm de espessura
  • bateria de 3120mAh
  • LTE
  • MIUI 6 (baseado no Android 5.0 Lollipop)
  • Dual Sim

 

 

Design

A Xiaomi já é conhecida o suficiente no mundo da tecnologia móvel, e não existe qualquer duvida relativamente ao acabamento dos seus dispositivos. Este dispositivo trás consigo uma tecnologia a que a Xiaomi chama “à prova de dedadas“, que faz com que, mesmo com as mãos transpiradas, o corpo do telefone não fique com a marca das nossas impressões digitais no seu corpo.

Relacionado:
[Geek Alert] Promoções Black Friday a não perder!

Apesar disto, o equipamento tem uma construção toda em plástico, e a localização da coluna de som na traseira é algo ultrapassado que a Xiaomi corrigirá em futuros lançamentos.

 

MI4I HAND Análise Xiaomi Mi4i | Uma pequena bomba! image

 

 

Ecrã

Com um ecrã de 5 polegadas de resolução FullHD (1920×1080) com uns fabulosos 441 PPI (pixeis por polegada), e com as margens relativamente curtas, este telefone é o ideal para todos aqueles que não gostam de telefones demasiado grandes, uma vez que tem somente 138,1mm de altura e 69,6mm de largura. Este dispositivo tem um taxa de aproveitamento de 71.7% de “screen-to-body ratio“.

201506111922311614 Análise Xiaomi Mi4i | Uma pequena bomba! image

Hardware

O Xiaomi M4i trás no seu interior uma maquina que “luta” com qualquer telefone intermediário actualmente no mercado. Ele possui um processador já muito conhecido e com muitas provas dadas, que é o Qualcomm Snapdragon 615. É um octa-core de ultima tecnologia a 64 bits que corre a 1,7Ghz, com o GPU Adreno 405 que o frequentemente o acompanha.

XIAOMI MI4I MIUI Análise Xiaomi Mi4i | Uma pequena bomba! image

xiaomi mi4i 11 Análise Xiaomi Mi4i | Uma pequena bomba! image

Ao Snapdragon 615 junta-se 2GB de RAM que prometem executar todas aquelas aplicações que tanto desejas sem qualquer tipo de problemas. Esta combinação de processador e memoria RAM são suficientes para correr qualquer jogo, mesmo que mais exigente, sem que o telefone se queixe com falta de rendimento.

Como sabemos que a aplicação do Antutu, serve muitas vezes de referencia a muitos utilizadores, este telefone cerca de 40000 pontos nessa aplicação, conforme podem ver no print acima.

Relacionado:
Xiaomi Mi Mix aparece ainda mais impressionante em branco

O telefone trás também 16GB de Memoria interna mas não dispõe de slot para  cartões MicroSD, e isto pode ser uma questão a ponderar, caso tenham por hábito armazenar muitos conteúdos nos vossos dispositivos.

snapdragons4pro 616 Análise Xiaomi Mi4i | Uma pequena bomba! image

Câmaras

A câmara principal deste dispositivos é uma câmara de 13MP e a selfie cam, é de 5MP. Alem da habitual qualidade que a Xiaomi nos oferece nas câmaras dos seus dispositivos, o que mais se destaca é o Flash Led de Dois tons. Para melhor perceberem a excelente qualidade das câmaras do Xiaomi Mi4i, deixamos abaixo um vídeo com testes realizados:

201506111922321491 Análise Xiaomi Mi4i | Uma pequena bomba! image

Autonomia

A bateria deste Mi4i é de 3120mAh, tendo em conta que o ecrã é o componente que mais energia consome num smartphone, e que este Mi4i apresenta um ecrã de dimensões comparativamente reduzidas, constatamos que este equipamento apresenta uma autonomia muito acima da média, e frncamente superior aos restantes equipamentos nesta faixa de preço.

 

Software

Os equipamentos da Xiaomi são conhecidos por virem com uma versão modificada de Android, conhecida como MIUI.

A MIUI é uma ROM que tem como principal objectivo tornar a interface gráfica do seu smartphone Android ainda mais atractiva e eficaz. Desenvolvida pela Xiaomi Tech, a MIUI não é apenas uma ROM que embeleza o dispositivo, mas muito mais do que isso, contanto até com aplicações que permitem melhorar a segurança e a interacção com o nosso smartphone Android.

201506111922324283 Análise Xiaomi Mi4i | Uma pequena bomba! image

A MIUI define-se pelo slogan “Redefining The Android”, ou em português, redefinindo o sistema Android e tem motivos para se gabar disso. É que para além do tema que vem instalado por defeito, existe um enorme repositório de temas gratuitos e pagos para que a interface possa agradar a todos. Os temas não só alteram os ícones, o ecrã inicial e a barra de estado, mas também todos os outros aspectos do smartphone. Apesar da sua versatilidade muito utilizadores não apreciam esta ROM pela sua aparência demasiaso “iOS”. Ainda assim em termos de fluidez é muito eficiente e funcional.

Relacionado:
Teaser oficial do Xiaomi Mi 5S confirma os 164 mil pontos no Antutu

O Mi4i vem coma vaersão MIUI 6.5.5.0 e Android 5.02 Lollipop.

Conclusão

O Xiaomi Mi4i é um smartphone Dual SIM com ligações LTE/4G disposto a lutar com qualquer gadget dentro do seu segmento. É do melhor nesta faixa de preço. Qualidade soberba que vem acompanhada com uma bateria à altura. Com 3120mAh  esta bateria promete durar um dia inteiro mesmo para aqueles utilizadores que são mais exigentes e fazem um uso intensivo do mesmo.

Já com o seu habitual sistema modificado, baseado no Android Lollipop, o MIUI 6 faz uma boa gestão entre o seu potente hardware e todas aquelas aplicações que mais gostamos.

Conforme falámos no início desta análise, este Mi4i que testámos irá a passatempo no decorrer da semana, fiquem atentos à Página AndroidGeekPT para serem dos primeiros a participar.

Agradecemos antecipadamente ao Parceiro GearBest pela disponibilização do artigo para Review e passatempo.

logo Análise Xiaomi Mi4i | Uma pequena bomba! image