Um NAS (Network Attached Storage) é uma unidade de armazenamento que está acessível directamente através da rede, hoje vamos falar de um muito especial por ter não um mas dois sistemas operativos.

Análise TAS-268 um NAS com Android e QTS



0B5CUt KUpXFUWGtlU2V2azM1dHM Análise TAS 268 um NAS com Android e QTS image

Existem muitas opões de NAS, que vão desde equipamentos simples e de baixo custo até servidores de grande porte, que podem armazenar vários terabytes de informação. Muitas vezes, vemos este tipo de equipamentos serem designados por “network storage”, ou simplesmente de “storage”, mas a designação correcta para estes equipamentos é:

 “NAS” Network Attached Storage

Foi-nos colocado o desafio por parte da QNAP de testar o QNAP TAS-268 que é o primeiro sistema NAS com duplo sistema operativo QTS e Android.

Com o Android já sabem que podemos correr aplicações de multimédia como o KODI ou similares, com o QTS vamos poder fazer a gestão do sistema de armazenamento.

O QNAP TAS-268 traz o melhor de dois mundos

Armazenamento

O QNAP TAS-268 permite a utilização de dois discos SATA que serão instalados na vertical, e com os quais podemos estabelecer um sistema de armazenamento tipo RAID (Redundant Array of Inexpensive Drives) que nos traz a segurança de assegurar a redundância de dados entre discos e desta forma minimizar a possibilidade de perdermos informação importante. Caso desejem opções alternativas, o sistema de armazenamento pode ainda ser configurado em JBOD e em Single Disk.

O sistema QTS permite partilhar pastas em rede para sistemas Windows, Mac e Linux, bem como conteúdos através das aplicações servidor de áudio e vídeo, e reprodução de conteúdos em 4K.

Relacionado:
Análise Zidoo X9S

0B5CUt KUpXFUQ0gtQkF2VThSMzg Análise TAS 268 um NAS com Android e QTS image

Conectividade

O QNAP TAS-268 em termos de conectividades traz tudo o que poderíamos desejar, as ligações incluem uma entrada USB 3.0 frontal, quatro entradas USB 2 na traseira, uma HDMI para o podermos ligar a uma TV , para ligação à rede temos a clássica entrada RJ-45.

0B5CUt KUpXFUQ0lGejJmdDIweUE Análise TAS 268 um NAS com Android e QTS image

Utilização

Com o sistema Android podemos descarregar aplicações directamente do Google Play Store ou ainda da loja dedicada da QNAP, todas estas tarefas podem ser realizadas com o comando à distancia que vem incluído.

0B5CUt KUpXFUOEc3Zml0YzJUekE Análise TAS 268 um NAS com Android e QTS image

Com o sistema QTS do TAS-268 podem centralizar toda a informação em vossa casa e realizar tarefas de Backup de dados da informação que têm em todos os vossos dispositivos, independentemente do sistema operativo que tenham.

0B5CUt KUpXFUN3d1RkhWdHBXU1U Análise TAS 268 um NAS com Android e QTS image

Podem ainda usar o TAS-268 como leitor de multimedia que na realidade vai transformar a vossa TV numa Smart TV, as possibilidades são as mesmas das Boxes Android que vemos com frequência por aqui, com o Bónus de permitir a reprodução de conteúdo em 4K de forma perfeita.

 

Especificações

Alimentado por um processador ARM ® v7 1,1 GHz dual-core* com 2GB de RAM DDR3 o TAS-268 é concebido como uma nuvem pessoal para utilizadores domésticos, revelou-se perfeito para uso como centro de multimédia.

 

Veredicto

TAS-268 é um equipamento competente que cumpre o que promete, no entanto vamos ter que concluir que não é para qualquer utilizador apesar da sua boa relação Qualidade VS Preço. O processo de configuração é algo que se pode tornar desgastante para aqueles menos habituados a estas andanças, o Design não é do mais atractivo que vimos, e o ruído da ventoinha pode ser algo que alguns utilizadores considerem perturbador.

Relacionado:
Análise Galaxy S7 VS S7 Edge: Qual o grande sucesso de 2016 da Samsung?

Para mim acho o equipamento de extrema utilidade onde os PROS superam os CONTRAS e estou seriamente a pensar substituir a box Android que tenho neste momento por um dos NAS da QNAP.

O pvp deste equipamento são 220 euros (sem discos) podem consultar mais informação no site da QNAP.

Pros:

  • Boa qualidade de construção
  • Dual Sistema Operativo
  • Capacidade multi-hardrive
  • Boa reprodução de conteúdos
  • Capacidade para até 20 Terabytes de armazenamento

Contras:

  • Sistema de configuração algo complexo
  • Design algo “Bulky”
  • Ventoinha gera algum ruído