Análise Sony Xperia Z5 Compact

A Sony é actualmente a única empresa a escalar os seus “high-end” em versões mais compactas. E vamos ser sinceros nem toda a gente quer um telefone grande, que mal cabe no bolso e nos ponha na posição de receber olhares pervertidos das moças quando estamos no metro.
Mas será que uma versão mais compacta se reflecte na performance ou no preço?
Antes da Sony ter anunciado a gama “Xperia Z5” tivemos a oportunidade de testar o seu “irmão” mais novo o “Xperia Z3 Compact”, e posso dizer que fiquei apaixonado uma vez que não sou grande apreciador de telefones que não cabem no bolso.
E aquele menino tinha tudo, uii se tinha, mas será que esta nova versão será igual?
Bem comecemos com o óbvio, hardware de topo por mais que queiram obriga sempre a um preço mais elevado, e neste caso este equipamento custa cerca de 429 libras em Inglaterra, cerca de 611 euros, nada simpático para quem quer algo económico, mas a questão é será que compensa?
Espero que esta review ajude a resolver essa questão, bem vamos começar.

DESIGN

O “Xperia Z5 Compact” continua a seguir o Design imposto pela gama Sony com pequenas alterações mas não fugindo à simplicidade e à sua forma rectangular muito “clean” e limpa, típico dos equipamentos Xperia .

 

Com as medidas de 127 x 65 x 8,9 milímetros, pesando apenas 138g este menino só perde na grossura face ao seu irmão mais velho “Xperia z5”, mas posso garantir que mal irão notar.

Na traseira do equipamento agora temos um vidro mais fosco, face ao típico vidro transparente que vinha com as versões anteriores, os cantos foram arredondados ainda mais do que no “Xperia Z3 Compact” por exemplo, tornando o seu manuseamento muito mais confortável na mão. E temos uma espécie de saliências em torno de todo o telemóvel, penso que sirva como um género de travão criando assim resistência na nossa mão, de modo a que o telemóvel não voe disparado das nossas mãos.

 

photo2 Análise Sony Xperia Z5 Compact image

 

Posso dizer que funciona mas parece que tira um bocado o “feel premium” quando pegamos nele provoca uma distracção sensorial  quando arrastamos os dedos para as bordas do equipamento, coisa que quando experimentamos o “Xperia Z3 Compact” não sentimos pois adorámos o design limpo da Sony, mas claro que lá de vez em quando o coração nos vinha à boca por que o menino parecia que ia voar para o chão.
Ainda na traseira temos o Logo da Sony com toque quase 3D o qual gostei bastante, também símbolo do NFC e a Câmara com o Sensor Exmor e o flash.
Na parte superior do lado esquerdo, temos o logotipo da Xperia gravado, e na parte inferior temos uma aba selada que dá acesso as slots de cartões SIM e micro SD.
z5esquerda Análise Sony Xperia Z5 Compact image
Já aqui houve uma boa evolução no modelo comparando com o “Xperia Z3 Compact” cuja porta estava no interior e com o uso podia desgastar a aba, e prejudicar a sua impermeabilidade, sendo uma melhoria no design no Z5 dado a ligação estar no exterior.
Falando em portas USB, na parte inferior temos a nossa porta micro USB, a Sony ainda não introduziu a USB-C e temos um microfone.

 

z5cima Análise Sony Xperia Z5 Compact image
Já na parte superior temos a nossa entrada jack de 35mm para os auscultadores, e outro microfone.
z5baixo Análise Sony Xperia Z5 Compact image

 

Na parte direita do equipamento temos o nosso botão dedicado para a câmara, logo abaixo o volume rocker, e por último o botão on/off com uma novidade que vem disponível agora na gama “Xperia Z5”.

 

direitaz5 Análise Sony Xperia Z5 Compact image

 

Por último na parte da frente temos a nossa câmara de 5mpx o ecrã de 4,6 ” de alta definição 720p (1280 x 720), já podia ser full HD mas mesmo assim não deixa de nos espantar graças ao seu Visor Triluminos, e ainda temos duas colunas que emitem um Som espectacular mesmo quando voltadas para baixo e ainda o sensor de luz.
É importante referenciar que este menino vêm em 4 cores: rosa ou coral como a Sony diz, amarelo mostarda minha ideia, branco e preto.

 

z5 cores Análise Sony Xperia Z5 Compact image

 

z5front Análise Sony Xperia Z5 Compact image

Ecrã

O novo compacto da Sony possui um ecrã de 4,6 polegadas com uma resolução de 720 x 1280px.
Isso equivale a  323ppi , aceitável – mas não é nada comparável aos 428ppi do “Xperia Z5” ou os enormes 806ppi do “Xperia Z5 Premium”.
E aqui ficamos tristes com a Sony uma vez que pelo preço que estamos a pagar, seria de esperar um ecrã em FULL HD.
Não ser capaz de ver um vídeo do YouTube com a resolução máxima é uma decepção, logo vindo de uma empresa que é conhecida pelo seu conteúdo multimédia. Mesmo assim os ângulos de visão foram melhorados embora – Eu posso olhar para o telefone a partir de ângulos estranhos e ainda ver a imagem muito mais clara.
triuliomus Análise Sony Xperia Z5 Compact image

 

photo7 Análise Sony Xperia Z5 Compact image
Já no exterior com o brilho no máximo não tive problemas em visualizar o conteúdo com o brilho no máximo.

 

photo1 Análise Sony Xperia Z5 Compact image
Relativamente ao ecrã e ao seu tamanho penso ser o ideal para o aparelho, já que uma boa parte da frente está a ser usada para as 4,6 polegadas do ecrã, e os bezel’s são minúsculos tirando assim mais partido do mesmo, mesmo tendo um tamanho mais pequeno.

 

photo6 Análise Sony Xperia Z5 Compact image

 

Relacionado:
Análise Galaxy S7 VS S7 Edge: Qual o grande sucesso de 2016 da Samsung?

Características principais

Pela primeira vez Sensores de impressões digitais na gama Xperia .
Pela primeira vez a Sony lançou equipamentos que com sensor biométrico e posso dizer que gostei bastante, não é tão perfeito como o do Huawei Mate S mas para a  primeira tentativa da Sony penso que conseguiram acertar na mouche.

 

Este sensor fica no botão on/off no lado direito do telefone, e apesar de tecnicamente termos que clicar sempre no botão primeiro, o processo está tão bem optimizado que nem nos apercebemos.
z5finger Análise Sony Xperia Z5 Compact image

 

Depois de ter registado cinco dedos,repartidos pelas duas mãos eu não encontrei quaisquer problemas com a rapidez com que o desbloqueava. Outra característica que já estamos habituados à gama Xperia é a sua resistência, e no “Xperia Z5 compact” continua com o seu legado intacto.
Sendo um equipamento com a categoria IP68 ele é a prova de água e poeiras, sendo que segundo a Sony a porta USB e o Jack que serão os únicos pontos abertos são resistentes a água, apesar de não aconselharem a mergulhar o equipamento.
Algo que fizemos com o Z3 mas não mergulhámos o nosso Z5 em água. Acredito que para aqueles que mesmo com chuva a bater na cabeça não gostam de perder os vossos “tweet’s” já o podem fazer à chuva.
De referenciar que o Z5 também trás NFC que será uma mais valia quando o “Android Pay” começar a funcionar.
O “Xperia Z5 Compact” também suporta PS4 Remote Play, o que significa que os proprietários de uma PlayStation 4 podem jogar no seu telefone, se ambos equipamentos estiverem na mesma rede.
Algo que infelizmente não pUdemos testar, no entanto aceitamos donativos para futuras experiências que envolvam uma PS4, vá ajudar não custa.

Performance

 

Agora é que as coisas vão aquecer.
Esta pequena bomba vêm com um Qualcomm MSM8994 Snapdragon 810, 64bits octa-core com uns Quad-core 1.5 GHz Cortex-A53 e Quad-core 2 GHz Cortex-A57, uma Adreno 430 e 32 GB de ROM, 2 GB RAM. Apesar de Xperia Z5 compact vir com o tão famoso processador que faz omeletes. Durantes os testes mais exigentes a que o submetemos não senti nada que fosse por ai além, fiquei bastante triste por acaso, pois não fiz a minha omelete. Mas falando a sério, não senti qualquer tipo de atraso nas tarefas diárias, sendo que tinha várias aplicações abertas ao mesmo tempo, tráfego de dados ligados, streaming, jogos, e não notei nenhum sobreaquecimento estranho, ou lag nas tarefas. Tendo obtido um bom resultado de 61073 no AnTuTu Benchmark, logo abaixo no novo Levt Pro.

 

2z5 antutu Análise Sony Xperia Z5 Compact image

 

Muito contente com a minha pequena bomba, esperem não podemos usar essa expressão agora. (humor negro).
z5gaming Análise Sony Xperia Z5 Compact image

 

Interface

 

O Xperia Z5, vêm com a versão do Android 5.1.1 e com a máscara da Sony, que é bastante simples e quase semelhante á de Android Stock. No entanto é um equipamento cheio de bloatware da Sony que até enjoa, desde – “TrackID”, “Xperia Lounge”,” whats new”, “playstation” – bem como aplicativos de terceiros, como o “Dropbox”,”Amazon”, “AVG” etc. É muito chato e dá algum trabalho tirar as coisas, mas é possível, mas algo que não podemos ensinar aqui.

 

interface2 Análise Sony Xperia Z5 Compact imageinterface Análise Sony Xperia Z5 Compact image

 

Bateria

 

Que posso dizer, simplesmente brutal, sim o “Xperia Z5 compact” vêm com uma bateria de 2700 mAh, não removível tal como todos os Xperias até agora, mas acreditem tudo neste equipamento foi optimizado para este formato, desde o ecrã até o UI.
Sendo um “Heavy User”, tendo tudo o que é possível ligado desde sensores a dados, jogos streaming de vídeo chamadas e sms, sim este telefone também faz dessas coisas, social stuf e-mails fotos, etc.
Sem entrar naqueles modos XPTO da Sony o meu dia começava as 7.00 am e acabava ás 23.00 ainda com 20% de bateria, e sim hoje em dia eu acho isso brutal!
Apesar de não ter agora essas modernices do wireless charge, como o “Samsung 6 edge” e do Quick-Charge, não irá desiludir os seus utilizadores.

Câmara

E agora a cereja no topo no bolo, ou será a fava no bolo rei.
Os “Xperia z5 compact” vem com o nosso conhecido sensor Exmor RS com uns impressionantes 23 MP e uma abertura 1/2.3” com zoom 5 x, ISO 12800 Photo / 3200 Video, SteadyShot com capacidade de gravação de 4K, coisas muito técnicas.

 

camara ui z5 Análise Sony Xperia Z5 Compact image
E com todos aqueles modos que a Sony nos habituou as fotos e os vídeos são brutais, especialmente se for em 4K, mas parece a mesma coisa que já vinha no “Xperia Z3 compact”, e talvez seja por esperar mais que fiquei um pouco triste com a Sony, não com a qualidades das fotos. O Z5 vem com o seu botão dedicado que é uma mais-valia para qualquer fotógrafo e o sensor é rápido no foco.
Na parte frontal do telefone é um shooter 5.1MP para tirar selfies que é igual a todas a outras que agora encontramos no mercado, sendo um upgrade no sensor 2.1Mp no ano passado “Xperia Z3 Compact”.

 

ui2 Análise Sony Xperia Z5 Compact image

Ficam as fotos que tirámos

Veredicto

 

É um grande equipamento em tamanho reduzido ”será o seu companheiro perfeito” como a Sony refere no seu site, principalmente para quem gosta de equipamentos mais pequenos. No entanto não posso deixar de referenciar que para o preço a que está a ser comercializado apesar de ter grandes aspectos “high end”, também têm falhas na minha opinião.
Visualmente poderia ser melhorado, principalmente nas laterais, uma vez que parece que o equipamento vem uma capa de plástico e não se sente aquela qualidade no toque , sentimos também a falta de um ecrã Full HD e claro o preço VS o valor das versões standard também merece uma revisão, pois a diferença do “Xperia Z5 compact” para o “Xperia Z5” é mínima.
Bom equipamento, mas poderia ser mais económico.
Para quem esteja curioso de ver o Z5 compact em funcionamento, deixamos abaixo o vídeo de unboxing.