A gama Z da SONY é sem dúvida das mais bem sucedidas e carismáticas de entre todas as marcas. Para quem privilegia a qualidade de imagem num equipamento elegante e bem construído a gama Z da SONY tem sido uma escolha acertada. O XPERIA Z5 é um equipamento notável.

cover_analisez5.jpg

O Xperia Z5 é o smartphone mais bonito e rápido que a SONY já fabricou. Os destaques vão para a resistência à água, uma das melhores câmaras do mercado, suporte para cartão microSD e um sensor biométrico que responde de forma rápida.

 

Em alguns pontos a SONY não surpreendeu, pois a linha de Design continua conservadora. Ainda não foi desta que encontrámos o carregamento sem fio , e o equilíbrio entre autonomia e desempenho ainda não está no que consideramos ideal.

O preço deste terminal ronda os 700€ e a questão válida que se coloca é:

 

A relação qualidade preço do Sony Xperia Z5 é vantajosa para o consumidor?

Sony Xperia Z5 – Design & Qualidade de Construção

O design OmniBalance da Sony dispensa apresentações pois tem estado presente na gama Z desde sempre, e como em todos os modelos linha Xperia Z, o design sofreu poucas alterações, as mudanças mais “radicais” foram a inclusão do logo XPERIA na lateral do dispositivo e ainda a substituição do clássico botão de de energia da Sony pelo novo sensor biométrico.

IMG_20160124_161855.jpg

IMG_20160124_162142.jpg

O ecrã apresenta 5,2 polegadas de diagonal, traz na lateral direita o botão dedicado à câmara assim como o botão de energia que é na realidade o sensor biométrico e ainda o botão de volume.

IMG_20160124_161946.jpg

 

O Xperia Z5 oferece um design diferenciador que se pode sentir. Uma estrutura de metal com gravação precisa. Uma forma suave e simplificada. E a cobertura traseira de vidro fosco é suave à vista e fria ao toque

Do lado esquerdo encontramos o logo gravado no parte inferior e o slot para cartão microSD e nanoSIM. Na parte inferior vemos o mesmo que nos modelos anteriores, temos a mesma porta microUSB 2.0. Já na parte superior temos a entrada para os auscultadores.

IMG_20160124_161925.jpg

Na parte frontal, temos o sensor de proximidade/luminosidade e o led de notificações , a câmara frontal de 5,1MP que usa o sensor Exmor R, as colunas de som com qualidade de áudio Stereo e ainda a coluna para chamadas. O Screen Ratio do XPERIA Z5 ainda não se encontra ao nível do que vimos noutras marcas, fica a sensação que há moldura a mais.

 

Na traseira, temos o uso do vidro de aparência opaca, denominado de “frost”, e a moldura em metal. A câmara está posicionada no lado esquerdo superior, possui 23MP e também usa o sensor Exmor R. directamente abaixo temos o suporte do flash de LED.

IMG_20160124_162026.jpg

Como podem ver pelas imagens e descrição o Design do XPERIA Z5 pouco mudou relativamente aos seus antecessores, ainda assim consideramos este modelo dos mais bonitos da gama XPERIA Z.

 

Sony Xperia Z5 – Ecrã

À semelhança dos modelos anteriores o XPERIA Z5 possui as mesmas 5,2 polegadas e resolução FullHD, e a mesma densidade de pixeis por polegada, os mesmos 425ppi. A SONY mostra assim que no seu entender os utilizadores necessitam apenas de uma resolução FullHD para usufruir dos seus equipamentos. Conforme já referimos, o Screen Ratio também poderia ser superior.

Relacionado:
Huawei Mate 9: Uma semana de utilização

sonyz5_ecra.jpg

A SONY é conhecida pela imagem que os seus equipamentos captam e proporcionam, e a qualidade do ecrã do XPERIA Z5 confirma isso mesmo, a saturação de cores é equilibrada, o ecrã  é super nítida e a tecnologia LCD IPS oferece vantagens em ambientes externos.

Da sua forma pargmática o SONY apresenta neste terminal um ecrã de grande qualidade, sem no entanto incluir extras como Force Touch ou margens Edge.

Os ângulos de visão deste ecrã são os melhores que já experenciámos, mesmo em ângulos de 30º é possível reconhecer o conteúdo do ecrã.

Sony Xperia Z5 – Características Especiais

Algo que há pouco tempo era privilégio de utilizadores de algumas marcas é agora cada vez mais comum e a SONY deixou a sua marca neste aspecto. Estamos a falar o sensor biométrico que se encontra presente no XPERIA Z5 que se encontra na lateral do dispositivo, mais precisamente no botão de energia. Esta localização é ergonómica e prática, pois é exactamente onde os nossos dedos se posicionam quando pegamos no dispositivo. É possível adicionar até 5 impressões digitais diferentes, desta forma podemos desbloquear o terminal independentemente da forma como o estivermos a segurar.

sensor_biometrico_z5.jpg

O reconhecimento do sensor biométrico da Sony é muito rápido, mas quando o ecrã está desligado, é necessário pressionar o botão para ativar o display e manter o dedo sobre o sensor para desbloquear o aparelho (algo que a Huawei já solucionou desde 2014). De acordo com os engenheiros da Sony, a velocidade de reconhecimento da impressão digital está directamente ligada ao facto de que, mesmo tendo uma espessura muito pequena, o sensor capacitivo possui uma resolução de 500 ppi, o que o torna muito preciso.

O equipamento saiu com Android 5.1 Lollipop e ainda não aproveita de forma alargada a autenticação biométrica, esperamos que com o Marshmallow o leque de opções para utilização desta função seja alargada.

Sony Xperia Z5 – Software

Tal como muitos outros fabricantes a SONY também aplica uma “máscara” própria ao sistema Android. Neste caso o XPERIA Z5 foi lançado com a versão mais recente do Android Lollipop por baixo da skin Xperia UI. Encontramos pré-instaladas algumas das aplicações da SONY tais como Música, Vídeo, What’s New, News from Socialife, entre outros, e ainda o Facebook e  aplicações da Google.  A Sony também incluiu neste terminal uma antena de rádio permitindo Rádio FM.

Uma das novidades a salientar é a integração entre os seus produtos de forma excelente. Neste caso a integração com os serviços PlayStation 4. É possível jogar os jogos da PS4 no XPERIA Z5 com resultados e grande qualidade.

Relacionado:
Oneplus faz parceria com operadora Europeia, e o Oneplus 3 começa a ser vendido em loja física

O SONY XPERIA Z5 possui um os chipsets mais polémicos e todos os tempos o Snapdragon  810 que tão famoso se tornou pelos problemas que causava de sobre aquecimento o que implicada fraco desempenho e em alguns casos anos irreparáveis no Hardware.

Levámos o XPERIA Z5 ao limite gravando um vídeo em 4K por cerca de 12 minutos e o aquecimento não foi nada de extraordinário, nota-se que houve um trabalho por parte da SONY em resolver esta questão.

Sony Xperia Z5 – Performance

Na verdade o hardware do Xperia Z5 é o mesmo que temos no Xperia Z3+, os componentes são o processador Snapdragon 810 (MSM8994), da Qualcomm, com frequências 1,5GHz (clock reduzido) e 2GHz (frequência de operação), de 64 bits e GPU Adreno 430. A memória RAM é a mesma, ou seja, 3GB. O armazenamento é de apenas 32GB mas o equipamento tem slot microSD que permite expandir a memória até 128GB.

Podem ver abaixo os resultados alcançados na Aplicação AnTuTu Benchmark:

sonyz5_antutu1.jpg

Como já referi um dos maiores receios dos consumidores relativamente a um terminal com o Snapdragon 810 seriam relativamente ao sobre aquecimento, podemos adiantar que pelos testes que conduzimos, não foram detectados picos de temperatura quer em jogos quer em utilização da câmara em 4K. A SONY conseguiu efectivamente com software resolver ou amenizar um problema físico deste chipset. No entanto houve algo que nos surpreendeu.. o consumo excessivo de bateria, ao que parece a solução encontrada tem um preço, e quem paga é a autonomia,

A gravação em 4K gastou aproximadamente 1% por cada minuto, se pretendem usar este recurso é preciso andar com um Power Bank atrás (e dos grandes).

antutu_z5_test.jpg

 

Sony Xperia Z5 – Áudio

O Audio contínua a ser dos pontos fortes da linha Xperia Z.

A Sony realmente otimizou a qualidade de áudio da linha Xperia Z. As diferenças são evidentes mesmo que venham de topos de gama de outras marcas, a experiência com Headphones é realmente muito boa, temos agora a tecnologia DSEE HX que oferece alta resolução de som em áudio MP3 e a possibilidade de configurar o áudio. Relativamente ás colunas frontais, verificamos que com o volume a 100% existe alguma vibração, o que pode prejudicar a experiência a ver filmes ou vídeos, mas se baixarmos um pouco o volume a experiência é de grande qualidade. A qualidade de som em chamada é também de elevada qualidade.

 

Sony Xperia Z5 – Câmara

A captura de imagem é outro dos pontos que tornou famosa a linha Xperia Z, e o Z5 não desilude neste aspecto, mesmo comparado com o seus antecessores.

Com um sensor Exmor RS possui 23MP e um autofoco super rápido de 0,03 segundos. O módulo da câmara foi aprimorado e, devido à alteração de localização, a estabilidade foi melhorada. É impressionante a estabilização que a Sony é capaz de oferecer em vídeos capturados com o Xperia Z5.

Relacionado:
Sony revela lista de Xperia's que vão receber update para o Android Nougat

A câmara do Xperia Z5 é das melhores que já tive a oportunidade de testar.

O software da câmara é limpo e intuitivo seguindo a linha Xperia Z, inclui a possibilidade de gravar vídeos em 4K e modo manual, por exemplo.

O Xperia Z5 sofre uma optimização de software em relação aos modelos anteriores da linha Xperia Z com o mesmo processador,agoa é possível desfrutar a 100% de todas as capacidades do equipamento sem termos que nos preocupar com o sobreaquecimento do hardware.

 

Sony Xperia Z5 – Bateria

Uma das bandeiras da Sony relativamente ao Xperia Z5 é a possibilidade de ser utilizado sem necessidade de carregamento por até 2 dias e 1 hora. Na verdade se usarmos um modo de economia integrado (STAMINA) e dermos um uso moderado ao equipamento, é efectivamente possível a utilização por 48h. A capacidade da bateria é de apenas 2.900 mAh e na verdade consegue resultados muito aceitáveis. Isto se não usarmos a gravação em 4K, conforme já referimos, pelos testes realizados isto irá consumir 1% por minuto.

bateria_z5.jpg

Ainda não foi desta que vimos o carregamento sem fios incorporado num equipamento da linha Xperia Z, no entanto dispomos da possibilidade de carregamento rápido o que é verdadeiramente útil.

 

Sony Xperia Z5 – Especificações Técnicas

  • Sistema operaivo: Android 5.1.1 (Lollipop)
  • Ecrã: IPS LCD de 5,2 polegadas
  • Resolução de ecrã: 1920×1080 pixels (Full HD)
  • Densidade de pixels: 428 ppi
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 810
  • CPU: Quad-core de 1,5 GHz + quad-core de 2 GHz
  • GPU: Adreno 430
  • Memória RAM: 3 GB
  • Armazenamento interno: 32 GB
  • Armazenamento externo: cartão micro SD de até 200 GB
  • Câmara traseira: 23 MP
  • Câmara frontal: 5 MP
  • Bateria: 2.930 mAh
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, hotspot, Bluetooh 4.1, GPS (A-GPS, GLONASS/Beidou) e NFC
  • Sensores: acelerómetro, giroscópio, proximidade, compasso e barômetro
  • Extra: leitor de digitais e certificação IP68 (resistência contra água e poeira)
  • Dimensões: 146 mm (altura) x 72 mm (largura)
  • Espessura: 7,3 mm
  • Peso: 154 gramas

Conclusão

A Sony conseguiu mais uma vez superar-se a si própria e apresentar um dispositivo melhor que o anterior.

O Xperia Z5 é um smartphone bonito, oferece um software estável, uma das melhores câmeras do mercado e uma autonomia de bateria acima da média. 

No entanto se vierem de um modelo anterior da linha Xperia Z devem ponderar se as novidades em termos de câmara e sensor biométrico valem a diferença.

Prós

  • À prova d’água
  • Excelente câmara
  • Oferece suporte para cartão microSD
  • Leitor de digital extremamente responsivo

Contras

  • Não oferece carregamento sem fio
  • Aquecimento do hardware ainda que minimizado ainda existe.
  • Bateria ainda sofre com o processdor