Análise Sony h.ear on Wireless NC

A Sony tem larga tradição no campo da tecnologia de áudio e prova disso é o som de alta qualidade que tem conseguido produzir em aparelhos da linha Walkman e mais recentemente em smartphones da gama Xperia.

Análise Sony h.ear on Wireless NC image

Dando seguimento a esta sua história recente, a empresa lançou neste ano de 2016 os headphones Sony h.ear on Wireless NC. A gama h.ear da marca nipónica surgiu em finais de 2015 e combina áudio de alta resolução com um design arrojado e distinto, chegando mesmo a alcançar um prémio de ouro na IFA 2016.

Durante duas semanas usámos estes headphones (modelo MDR-100ABN) diariamente em diversos contextos e esta é a nossa opinião.

Design: linhas suaves e modernas

Poderá gostar de saber :

O design dos h.ear on Wireless NC é muito limpo, um pouco minimalista até, conferindo ao seu utilizador um inegável estilo. Está disponível em cinco cores diferentes (Amarelo Lima, Azul Viridiano, Preto Carvão, Cor-de-rosa Bordeaux e Vermelho Cinábrio), algumas mais vistosas que outras e portanto, para todos os gostos. A versão que nos chegou foi a Azul Viridiano (uma espécie de azul-esverdeado mate) que se revelou particularmente bonita e com um acabamento premium.

Análise Sony h.ear on Wireless NC image

Estes headphones são extremamente confortáveis de utilizar e assentam muito bem na cabeça, embora as suas 290 g se façam notar ao fim de algum tempo seguido de utilização. A esmagadora maioria das pessoas não terá qualquer problema em usá-los durante longos períodos. Os phones em si cobrem totalmente as orelhas de um modo muito aconchegante, proporcionando conforto e isolamento. Como é natural, a banda por cima da cabeça é expansível e em conjunto com a ajustabilidade a vários planos dos phones, adapta-se facilmente a vários tamanhos de cabeças.

Do lado direito dos h.ear on Wireless NC estão os botões físicos de volume e controlo de faixas. Embora não seja completamente descabida, achámos que a sua colocação podia ser melhor. Por vezes demos por nós à procura dos botões de volume que ficam um pouco mais para trás do que seria desejado. Do lado esquerdo vem o botão de power, o botão de cancelamento de ruído, a entrada 3,5 mm (sim podemos usá-los com fios, embora seja estranho), o microfone e a entrada micro-USB para carregamento do aparelho.

Incluem ainda uma caixa de cor a condizer para poderem ser guardados e transportados em segurança, como podes ver neste curto vídeo de hands on.

Conectividade: 1,2,3 e já está!

Como já referimos, existe a possibilidade de usar este equipamento com fio, no caso de a bateria esgotar, no entanto a ligação sem fios é um dos grandes diferenciadores destes headphones. A conexão com o aparelho à nossa escolha (smartphone, tablet ou PC) foi sempre muito rápida quer estivéssemos a usar Android ou Windows 10. Na maior parte das vezes a ligação foi feita por Bluetooth mas o NFC também funciona bastante bem – basta um toque com o smartphone (com NFC) no pequeno “N” do phone esquerdo e já está! Para iniciar o emparelhamento por Bluetooth pressionamos o botão power durante 7 segundos e o equipamento passa a estar “visivel” para o smartphone.

A força do sinal revelou-se excelente, sem perdas de conexão nem de performance devido à distância. Conseguimos deambular por algumas divisões da casa, longe do smartphone, sem que houvesse qualquer soluço.

Performance: Um vazio bom

Já alguma vez acharam que por vezes a realidade é demasiado barulhenta? Ou porque o barulho do autocarro é ensurdecedor, ou porque a senhora do lado fala muito alto ao telemóvel, ou por tantas outras situações. E se de repente pudéssemos carregar num botão e imergir num profundo vazio? Um vazio bom!

Hoje em dia isso é possível através da tecnologia de cancelamento de ruído digital, que também está presente nos h.ear on Wireless NC. O cancelamento de ruído digital reduz uma grande variedade de ruído ambiente, usando dois microfones para eliminar sons indesejados. Em particular, o tipo de cancelamento de ruído destes headphones vai mais longe e usa inteligência artificial (active noise cancelation – ANC), que analisa constantemente os componentes do som ambiente e seleciona automaticamente o modo de cancelamento de ruído mais eficaz.

Na prática esta função dos h.ear on Wireless NC funciona bastante bem, principalmente para cancelar sons mais baixos em segundo plano, como o barulho do comboio ou do motor do autocarro. Já o cancelamento de algumas vozes mais agudas não se revelou tão completo. Em geral é uma característica de grande valor, mesmo para aqueles que não se importam com o barulho de fundo. Ao premir o botão “NC” vão sentir com certeza a diferença.

O áudio que nos chega através destes headphones da Sony é muito limpo e equilibrado, quase neutro. A experiência de som é extremamente imersiva e detalhada muito por culpa dos diafragmas HD de 40 mm compatíveis com alta resolução, que conseguem atingir frequências de 40 KHz. Chegamos mesmo a ouvir partes de músicas (certos instrumentos) que até à data ainda não tínhamos identificado.

É de assinalar que a função de cancelamento de ruído digital em momento algum influenciou a qualidade do som que ouvimos. Resta ainda referir que este equipamento pode também ser usado como kit mãos livres para fazer/atender chamadas, usando o seu microfone incorporado e suporte de voz HD.

Autonomia: como o coelhinho daquela marca de pilhas

Abordando a questão de uma forma direta, a autonomia deste gadget é absolutamente fenomenal. A bateria durou perto de 25h (mais de uma semana de uso, no nosso caso), sempre com o cancelamento de ruido ligado e é sem dúvida um dos pontos fortes do aparelho. O carregamento demora uma hora e pouco via micro-USB e ligação a uma tomada.

Análise Sony h.ear on Wireless NC image

No entanto encontrámos um pequeno inconveniente: não há um aviso de bateria fraca. Se quisermos consultar o estado da bateria, temos que premir o botão power uma vez e ouvimos uma voz feminina que nos dá a informação do nível de bateria.

Veredito

De um modo geral os Sony h.ear on Wireless NC são uns headphones de design atrativo e construção premium. São confortáveis de usar durante longos períodos, a sua autonomia é excelente e são fáceis de operar e emparelhar. Oferecem óptima qualidade de som e cancelamento de ruído digital. O seu preço recomendado de venda ao público é de 320€, que pode parecer elevado mas na realidade está em linha com o preço de equipamentos deste tipo. Para quem valoriza a qualidade do áudio que ouve e pode despender do montante, os h.ear on Wireless NC da Sony são sem dúvida uma excelente opção.

Pros:

  • Excelente conetividade sem fios
  • Cancelamento de ruído eficaz em geral
  • Confortáveis
  • Qualidade de áudio muito boa
  • Autonomia impressionante

Contras:

  • Falta de aviso de bateria fraca
  • Algumas vozes “passam” no cancelamento de ruído
  • Localização dos botões de volume
Nota Editorial: Porque não usamos um sistema métrico nas nossas análises?
A utilização de um smartphone é uma experiência pessoal, e tentamos de forma clara transmitir a nossa experiência com os equipamentos avaliando aspectos quantitativos e qualitativos.
Usar um sistema de avaliação que atribua uma nota ou numero de estrelas a um equipamento irá inevitavelmente ser confuso para o leitor ou injusto para os equipamentos ou ambos.
Um topo de gama do ano corrente poderá merecer uma nota perto da máxima, enquanto um equipamento de gama média que se destaque pode também merecer uma nota alta no seu segmento. Para evitar a confusão do leitor ter que avaliar a que gama pertence o equipamento o preço a que foi lançado e a data da análise, optámos por excluir a atribuição de notas aos equipamentos.
Se não concordam, façam-nos chegar a vossa opinião para [email protected] ou através do formulário de contacto no canto inferior direito do site.
.

Poderá gostar de: Mais do autor

Comentários estão fechados.