Samsung Gear S2 review”                  

Se há algo que podemos ter a certeza é que no mercado dos “wearables” a gama dos “smartwatches” ou relógios inteligentes, é a que se destaca mais.0B5CUt KUpXFUZTF4V0VLRzVsYUU Análise Samsung GearS2 image

Grandes marcas como Motorola, Apple, Sony, Huawei  e até marcas de relógios como a Fossil e a Tag  já têm um smartwatch.

E como sabemos a Samsung já tinha o seu o Gear S desde de  2014, mas foi no verão de  2015 que a Samsung veio revolucionar com o seu novo Gear S2.

 “Sweet summer of 2015”

Sendo assim sem mais demoras, fica aqui o relato sobre as nossas aventuras do AndroidGeek com este Samsung  Gear s2 .

 Comecemos com as especificações que a Samsung embutiu neste menino

Ecrã  –  1.2 polegadas  Super Amoled, 360*360 (302 dpi)

Processador – dual-core 1GHz

Memoria interna – 512MB

RAM –  4GB

Bateria – 250 mAh Li-ion

Conectividade –  Wifi, bluetooh 4.1, NFC

Sensores – Acelerómetro, giroscópio, sensor cardíaco, sensor de luz, e barómetro

Dimensões –  42.3 x 49.8 x 11.4mm 47g

Resistência – IP68 resistência ao pó e água até 1.5m até 30min

E pela primeira vez podemos emparelhar o relógio com outro equipamento que não seja Samsung desde que seja Android 4.4. e tenha 1.5GB de RAM

 

Com especificações destas podemos ver que não teve medo em gastar despesas, no entanto se avaliarmos os seus concorrentes directos, vemos semelhanças.

Nada que não estejamos habituados a ver em smartwacths de topo, vemos aqui que a Samsung segue um padrão já repetido pela concorrência.

Relativamente a preços em Portugal o Samsung Gear s2 está a ser comercializado por 349.99 euros, e o seu irmão mais vistoso está a rondar os 379.99, será que o preço compensa o investimento?

Vamos embarcar nesta aventura redonda e descobrir.

“E tudo gira á sua volta”

 

0B5CUt KUpXFUZjlHY1pDdGxpc0k Análise Samsung GearS2 image

Design/Construção

 O Gear S2 destaca se logo da sua versão anterior pois optou pelo formato redondo como um relógio tradicional.

Perdeu cerca de 0.01% da face do ecrã comparado com modelo Gear S, com apenas 1.2 polegadas de face de ecrã e com uma resolução de 360×360 Super Amoled mesmo em dias com muitas luz não tivemos qualquer problema em visualizar o seu conteúdo directamente em luz solar, a Samsung aqui optou por um ecrã completamente redondo.

“Yeap no Flat Tire”

Sendo que temos duas versões GearS2 e GearS2 classic, existe uma versão com 3g e GPS embutido, mas para já ,não está disponível em Portugal.

Relativamente á versão clássica que é a que vamos avaliar, mais se assemelha a um relógio formal, face ao gear s2 “normal” que será uma versão mais desportiva.

0B5CUt KUpXFUUDF4WHJsUmdRWlU Análise Samsung GearS2 image

 

Todo o equipamento tem um design simples e elegante que funciona com o nosso pulso.

O Gear s2 é feito á base de um metal fosco, mas que na minha opinião mais parecia mais plástico, nada comparado por exemplo como o moto360 ou Huawei watch, mas nada que seja um deal breaker.

Igualmente mais pequeno que os seus concorrentes, e aqui mais uma vez é a minha preferência a falar, que prefiro relógios grandes, acredito que passe por um brinquedo para alguns com pulso maiores.

 

0B5CUt KUpXFUaVl2VDJYbU1DR1k Análise Samsung GearS2 image

 

O Gear s2 Classic distingue-se pelo seu aro rotativo que é diferente face ao Gear S2 “normal”, que já iremos analisar, mas também pelo seu sistema de braceletes.

No caso no Gear S2 normal, a Samsung optou por usar braceletes em borracha com um sistema proprietário de engrenagem.

Tendo isso em conta só poderão usar braceletes da marca, que por acaso até têm uma gama com algumas bem vistosas.

Já no caso da versão Classic não é o mesmo caso, pois podem usar qualquer bracelete de 22mm, e como o nome indica a Samsung pretende oferecer um relógio para aqueles eventos mais formais, acompanhado de braceletes em cabedal para aquele visual mais tradicional.

O Samsung gear S2 também tem dois botões físicos na lateral do relógio sendo que um seve como “back button”, e outro será o “home button”, também temos localizado entre os botões o microfone, e na parte de trás do relógio um sensor cardíaco.

Mas a grande novidade neste segmento é o seu aro rotativo, único no mercado que permite o utilizador correr entre mensagens ou aplicações, sem necessidade de sequer tocar no ecrã.

Digamos que Samsung acertou na muche com a forma de como disponibilizou aos utilizadores uma forma de trocar de informação do relógio, sem necessidade e tapar o ecrã.

Em termos visuais e práticos tenho que admitir que o aro do Gear S2 Classic com as suas extremidades em forma de rodas dentadas, torna o processo bastante mais confortável e pratico, face ao outro modelo pois apenas é uma superfície lisa

 

0B5CUt KUpXFUMXpreWdTMGZmQWM Análise Samsung GearS2 image

 

A fluidez que temos ao trocar de aplicações esta em perfeita sintonia com a forma que rodamos o aro.

Isto é graças a uma boa otimização do sistema que o Gear S2 usa o “Tizen”, que por sinal está bastante intuitivo, rápido e prático.

sim este smartwatch não corre android wear

 

Utilização

Uma vez que o Gear S2 apenas corre Tizen o número de aplicações “ainda é reduzido” uma vez que se trata de um sistema proprietário da Samsung e os developers são poucos.

No entanto relativamente a estilização existem imensas watchfaces disponíveis, desde de gratuitas ás pagas.

Mas ao menos a Samsung desta vez deu a possibilidade de sincronizar com outros equipamentos fora do mundo da sul coreana.

Para isso quando instalarem a aplicação Samsung Gear no vosso smartphone ela irá instalar uns patches para que exista compatibilidade entre várias marcas.

E será por essa aplicação que poderão fazer a configuração e estilização do vosso relógio, bem como aceder á loja da Samsung.

 

Mas voltando ao Gear S2 durante o período que o podemos usar, posso dizer que a maior parte das vezes me serviu para ver horas…

Vá, não vou ser mauzinho praticamente todas a aplicações que tinha no meu telemóvel estavam disponíveis para sincronizar com o Gear S2, e não perdi nenhuma chamada ou notificação importante.

Antes pelo contrário tive que desligar alguns chat’s caso contrário hoje tinha algum tique nervoso no pulso com tanta vibração.

A sincronização é rápida e praticamente quando o meu telemóvel vibrava o relógio o imitava.

Conseguia ver as minhas chamadas perdidas enquanto estava em reuniões…tretas queria era saber quem punha os likes no Instagram, ou simplesmente dar aquela olhadela rápida no grupo do whatsapp sem ter que sacar o tijolo do bolso.

 

0B5CUt KUpXFUUXo0RDA4TkdwNjA Análise Samsung GearS2 image

 

O Gear S2 também tem a possibilidade de responder as mensagens ou notificações de chat , seja por voz português/brasil, emojis , algumas mensagens pré-definidas, e um teclado que foi uma péssima experiencia, e ainda temos a possibilidade de fazer alguns comandos estilo “ok Google” mas dei por mim mais a fazer pesquisas e pedir ao relógio para ligar aos meus amigos de uma lista de 11 pessoas que podemos associar ao relógio, algo estilo muito Star Trek, “beam me up Scotty”

“ah! Também podia ver o tempo.. “

Mas onde acho que o Gear S2 realmente ganha a taça será na secção de fitness acompanho do “S health” com a sua base de dados e algoritmos do fitness.

O gear S com o seu sensor cardíaco e giroscópios é bastante preciso e para quem gosta destas coisas, fica com uma ideia muito bem definida de como correu o vosso treino.

Fora dos lembretes que gear S nos envia quando estamos parados á muito tempo.

“Toca a mexer, algo que aconteceu bastante no decorrer que estive a escrever esta review”

Mas houve coisas que gostei, como o facto do wifi no Gear S e passo explicar.

Deixei o meu telemóvel no cacifo mas como o ginásio têm WIFI em todo o lado, e apesar de não estar no alcance do bluetooth do telemóvel conseguia á mesma ver as minhas notificações a chegarem, só temos é que estar registados com uma conta Samsung, algo que temos que fazer no acto de configuração do Gear s2 pela no telemóvel aplicação.

Relativamente á autonomia, este menino segundo a Samsung consegue aguentar cerca de 3 dias, e para o carregar têm que o usar o carregador wireless quem vem na embalagem.

Já durante a nossa utilização e com o ecrã desligado e o WIFI, conseguíamos atingir sensivelmente os dois dias.

Mas assim que o WIFI e o ecrã ficavam ligados e se tivéssemos as notificações todas a funcionar, conseguíamos tirar um dia dele.

0B5CUt KUpXFUOTRPR09GTFlVcVk Análise Samsung GearS2 image

 

Não quero mentir mas fiquei com a sensação que algumas watchfaces consumem mais bateria pois trazem funções adjacentes, fora as animações respectivas.

Mas apesar de tudo isso fiquei com a sensação que faltava algo mais, como referido o sistema tizen ainda tem muito que crescer em termos de comunidade, a apesar de ter achado um sistema bastante polido e rápido.

Nunca será Android wear , e parece que nos falta alguma coisa, fiquei com a sensação que era outra forma de ler as notificações mas que poderia fazer mais.

 

0B5CUt KUpXFUQ2ctUVNDZGVlLWM Análise Samsung GearS2 image

Conclusão

Antes de tudo podemos ter em consideração que a Samsung se está a esforçar, o facto do Gear S2 ser compatível com smartphones que não sejam Samsung, mostra empenho tendo em conta o sistema fechado.

Claramente inovaram e lancharam para o mercado algo inovador como o seu aro rotativo, algo do género que gostava de ver em outros relógios.

Mas o facto de não ser android wear para um equipamento que é comercializado ao mesmo preço de outros que são, foi algo que me desiludiu bastante.

Apesar do aro e a estrutura do relógio serem standard e não variarem muito e não haver outros modelos e tamanhos, e mesmo sermos obrigados a usar a bracelete da Samsung no caso do Gear S2, existem algumas cores e desenhos diferentes entres elas, e claro a versão classic pode usar uma bracelete qualquer de 22 mm.

Aqui a Samsung deu espaço para criar o nosso equipamento á nossa maneira, e aqui levam um ponto positivo pela sua diversidade.

 

Pontos as favor

  • Aro rotativo
  • Tizen rápido e polido
  • Customização

Pontos negativos

  • Não é android wear
  • Falta de aplicações

 

Relacionado:
Terminou o programa beta do Android Nougat para os Galaxy S7 e S7 Edge