Depois de vários anos sem mudanças verdadeiramente significativas nos seus equipamentos eis que a companhia a LG fabricou e apresentou o primeiro smartphone modular. O título de primeira nesta área já ninguém pode tirar à LG. Vamos ao longo desta análise descobrir de forma fundamentada se o novo flagship da LG apresenta os argumentos necessários para ser uma opção válida quando se trata de aquirir um novo smartphone.

0B5CUt KUpXFUdjRPcnNxTTdNRHM Análise LG G5 o primeiro telefone modular image

LG G5 – Data de lançamento e preço

O LG G5 foi apresentado este ano por altura da MWC 2016 que decorreu de 22 a 25 de fevereiro. Por coincidência ou talvez não o LG G5 foi anunciado no mesmo dia e apenas poucas horas antes de um concorrente de peso: o Samsung Galaxy S7 e S7 Edge. Mas as semelhanças entre estes dois equipamentos em termos de estratégia de marketing ficam-se pela apresentação no mesmo dia.

Isto porque, a Samsung conseguiu começar a expedir os seus novos flagships após duas semanas do lançamento, enquanto a LG começou a expedir o seu LG G5 apenas em março. Isto deu um grande avanço à Sul Coreana, pois naquele período de tempo qualquer consumidor interessado em adquirir um novo flagship ficava reduzido a uma hipótese: o Galaxy S7.

0B5CUt KUpXFUNDlCM3dubm9iNFU Análise LG G5 o primeiro telefone modular image

Relativamente ao preço, o LG G5 não se distancia muito do seus concorrentes, neste momento é possível adquirir o equipamento em grandes superfícies por cerca de 704€, isto para a versão de 32GB de armazenamento.

LG G5 – Design & Qualidade de Construção

A construção em plástico foi uma prática que  fez parte do processo de construção dos equipamentos da LG durante vários anos, esta estratégia permitia algumas vantagens como por exemplo ser possível ter baterias removíveis.


0B5CUt KUpXFUQlhxSlpfYVZiRFE Análise LG G5 o primeiro telefone modular imageIsto explica porque ainda vemos equipamentos LG com vários anos em pleno funcionamento pois os seus proprietários já investiram na aquisição de novas baterias e isto sem dúvida prolonga a vida útil dos equipamentos. Mas existe um tempo para tudo e parece que o tempo dos flagships de plástico chegou ao fim para a LG.

0B5CUt KUpXFUR1Q5WEVISFNGYnM Análise LG G5 o primeiro telefone modular image
Apesar de algumas polémicas acerca da construção do LG G5, a verdade é que o corpo do LG G5 é metal, mais concretamente alumínio, mas em vez de um corte único de um bloco de metal, o aparelho passou por um processo de fundição do alumínio. Este processo foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia da Coreia e é principalmente usado na fabricação de carros e aeronaves.


A polémica que referimos sobre a construção do LG G5 foi causada por alguns utilizadores terem reportado que os seus equipamentos se encontrava a "escamar" o que deixou a dúvida se o equipamento seria de metal ou com uma pintura metálica. O facto é que o G5 possui o corpo feito de alumínio, mas com uma leve camada de tinta à superfície.

0B5CUt KUpXFUbE5lQVh6UFN3am8 Análise LG G5 o primeiro telefone modular image

A LG incluiu neste seu novo Flagship um sensor biométrico à semelhança do que já tínhamos visto no LG V10, no entanto este novo sensor consegue acordar o equipamento á simples passagem do dedo, sem ser necessário pressionar o botão, algo que algumas fabricantes já fazem há muito tempo como é o caso da Huawei, mas que outras teimosamente parecem ignorar (esta era para ti Samsung).

Relacionado:
Análise Alcatel Pop 4s um bom gigante a baixo preço

0B5CUt KUpXFUVXNrMUNJNEJrT1U Análise LG G5 o primeiro telefone modular image
Na parte traseira do LG G5, temos não uma mas duas câmaras dispostas ao lado do flash de LED e do sistema de autofoco a laser. Na parte superior do chassis, temos um microfone para o cancelamento de ruídos em vídeos e o a entrada de 3.5mm para o Jack dos fones de ouvido. É neste local que temos também um muito útil sensor de infravermelho. O LG G5 é dos únicos Flagships a incorporar este recurso que tanto jeito dá para controlar todos os nossos equipamentos a partir do Smartphone (adeus controlos remotos).

0B5CUt KUpXFUMkpaVHdXWFZrSHM Análise LG G5 o primeiro telefone modular image
Relativamente aos acabamentos do terminal, verificámos uma pequena protuberância na entrada para os fones de ouvido, um pouco de alumínio mal limado, que não é uma deficiência grave, mas é áspero e é impossível esquecer que lá está sempre que pegamos no equipamento. Deixamos no entanto em aberto que esta pequena deficiência seja exclusiva da unidade que recebemos para testes, visto que não vimos relatos de nada parecido em outras análises.

LG G5 – Ecrã

Para os fâs de ecrâs grandes a redução do tamanho do ecrã do LG G5 pode ter surgido como uma desilusão, mas na verdade este equipamento apresenta uma excelente ergonomia e é muito fácil de segurar muito devido ás suas proporções bem dimensionadas. O LG G5 tem exactamente 5,3 polegadas o que o posiciona entre o Galaxy S7 e o Galaxy S7 Edge.

0B5CUt KUpXFUVGVUdlBBV1dqcnM Análise LG G5 o primeiro telefone modular image

Um dos pontos fortes (muito fortes) dos equipamentos da LG são os seus ecrãs, a LG optou por manter a mesma resolução de 2.560 x 1.440 pixels do LG G4, com uma pequena redução de 0,2 polegadas de diagonal, fazendo com que a densidade de pixeis por polegada quadrada seja de 554 em vez de 534 ppi.

Recentemente surgiram algumas notícias que a Lenovo/Motorola iria processar a Samsung por quebra de patente relativamente aos display Always-On. Pois bem, parece-nos que os advogados da Lenovo/Motorola vão ter horas extra para fazer porque este equipamento da LG também conta com esta tecnologia.

0B5CUt KUpXFUdTkzZTlmcUlWTDQ Análise LG G5 o primeiro telefone modular image

O ecrã do LG G5 é IPS, e como sabemos, os pixeis de um ecrã IPS não são iluminados de forma individual, o terço superior do ecrã tem que ficar iluminado para que o Always-On funcione. O brilho do Always-On não é ajustável, portanto boa sorte a utiliza-lo sob luz solar directa. Para além disso o facto do ecrã do LG G5 ser IPS e não AMOLED implica que usar este recurso gasta mais bateria no LG G5 do que por exemplo no S7. Fica no entanto à escolha do utilizador a possibilidade de desactivar esta funcionalidade.

LG G5 – Características Especiais

O LG G5 é um telefone especial, o que faz dele único é a possibilidade do utilizador maximizar uma ou outra característica do equipamento com recurso a módulos adicionais que darão "super poderes" ao vosso LG G5. Isto por um valor adicional.

Relacionado:
Análise Sony h.ear on Wireless NC

0B5CUt KUpXFUaVRpZm5BS3lEenc Análise LG G5 o primeiro telefone modular image

Estes módulos que a LG chama de "Friends" já existem e estão à venda, no entanto existem apenas duas opções de módulos para o LG G5: uma para câmara CAM Plus, que ainda oferece um extra de 1.200 mAh para a bateria; e o módulo B&O Hi-Fi. Este módulo, com integração de 32-bit DAC, irá otimizar de forma perceptível a experiência de áudio do LG G5 desde que utilizado com fones de ouvido correspondentes.

0B5CUt KUpXFUVGVUdlBBV1dqcnM Análise LG G5 o primeiro telefone modular image

Para trocar os módulos do vosso LG G5 é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Desligar o equipamento
  2. Usar o botão dedicado para abrir o equipamento
  3. Retirar o módulo base e bateria
  4. Retirar a bateria do módulo base
  5. Aplicar a bateria no módulo que pretendemos utilizar
  6. Colocar o novo módulo no equipamento
  7. Ligar o equipamento

Podem ver o processo no vídeo abaixo:

#lgg5 #Friends a troca de módulos no novo flagship da #lg #androidgeek

Um vídeo publicado por androidgeek.pt (@androidgeek.pt) a


LG G5 – Software

O LG G5 vem de fábrica com Android 6.0.1 com pacote de segurança de março de 2016, mas é até ao momento o único equipamento já lançado pela LG que tem actualização garantida para o 7.0 Nougat. Conforme muitos saberão, algumas fabricantes optam por colocar uma skin própria sobre o Android, e a LG faz parte do lote de fabricantes que toma esta decisão de diferenciar a experiência dos utilizadores nos seus equipamentos também através do software.

Gostam da gaveta de Apps? Pois esqueçam na UI da LG esta funcionalidade não existe.. de origem.

Podem activar este recurso usando o LG Home Launcher 4.0 dísponivel na LG SmartWorld. Como em muita coisa na vida a UI dos Smartphones é uma questão de gosto pessoal, há quem adore o Touchwiz da Samsung e quem o odeie profundamente, no caso da UI da LG passa-se exactamente o mesmo, na nossa opinião é apenas uma questão de hábito até sabermos onde estão as coisas, pois o interface é organizado e equilibrado e tem tudo o que precisamos para aproveitar o LG G5 da melhor forma.

LG G5 – Performance

Depois da Qualcomm ter metido os pés pelas mãos com o Snapdragon 810 que chegava a temperaturas perto das do Sol e que era o "motor" do LG G Flex 2, chegou a especular-se que fabricantes como a LG iriam de futuro escolher outro fornecedor para os chipsets dos seus equipamentos. Ainda bem que não o fizeram, pois a Qualcomm aprendeu a lição e o LG G5 vem apetrechado com o processador Snapdragon 820 que lhe permite uma excelente performance como um Flagship deve ter e sem problemas maiores de sobreaquecimento.


A performance do LG G5 é excelente, e se não acreditam em nós vejam os resultados que este terminal consegue em testes de Benchmark posicionado-se muitas vezes acima do famoso Galaxy S7.

Estes resultados explicam-se por o LG G5 ser muito equilibrado em especificações e com componentes de topo, o Snapdragon 820, em conjunto com 4 GB de memória RAM e uma GPU Adreno 530 tornam o LG G5 um dos equipamentos mais rápidos no mercado.

LG G5 – câmara

A LG quis acompanhar as tendências do mercado e talvez por isso o LG G5 apresenta não uma mas duas câmaras traseiras e uma na parte frontal. Uma das câmaras traseiras tem um ângulo de 135º o que lhe permite captar muitos mais detalhes pela sua maior abertura de campo. As câmaras traseiras apresentam 8Mpx e 16Mpx, sendo que a de menor número de Pixeis é a que permite o ângulo de 135º, e a de 16Mpx é exactamente igual à do seu antecessor LG G4.

Relacionado:
Análise Huawei Mate 9 : Performance e Elegância

A criatividade da LG fica mais patente quando olhamos para o software da câmara, isto porque é possível realizar colagens e outros efeitos sem sair da aplicação de câmara Stock.

Para os verdadeiros fãs de fotografia, temos ainda o habitual modo ISO, que permite controlar a velocidade de disparo e balanço de brancos. O software da câmara ainda oferece a opção de guardar imagens em RAW ou JPEG e RAM ao mesmo tempo.

Se excluirmos a inclusão da câmara de maior ângulo, as capacidades de captura de imagem do LG G5 são quase idênticas ao LG G4 e isto significa uma excelente qualidade no resultado final.

LG G5 – Bateria

A bateria do LG G5 pode ser considerada um dos seus pontos fracos, os equipamentos de tipo de diversas fabricantes têm vindo a sofrer upgrades relativamente á sua autonomia, temos como exemplos o Galaxy S7, o Xiaomi Mi5, Huawei P9 e o HTC 10, todos utilizam uma bateria de 3.000 mAh, enquanto o LG G5 vem com apenas 2.800 mAh.

O LG G5 está, portanto, no que na autonomia diz respeito atrás da concorrência. Apesar da autonomia ser efectivamente inferior a alguns equipamentos concorrentes, não esqueçamos que o LG G5 tem uma bateria removível o que permite trocarmos a bateria a meio do dia, caso adquiramos uma bateria suplementar, e ainda o modulo da câmara oferece mais 1.400 mAh.

 

LG G5 – Especificações Técnicas

TIPO: Smartphone
MODELO: LG G5
FABRICANTE: LG
DIMENSÕES: 149,4 x 73,9 x 8,6 mm
PESO: 159 g
TAMANHO DA BATERIA: 2800 mAh
TAMANHO DO ECRÃ: 5,3 polegadas
TECNOLOGIA DO ECRÃ: LCD
ECRÃ: 2560 x 1440 pixels (554 ppi)
câmara FRONTAL 8 megapixels
câmara TRASEIRA 16 megapixels
FLASH: LED
VERSÃO DO ANDROID: 6.0.1 - Marshmallow
INTERFACE: Optimus UI
RAM: 4 GB
MEMÓRIA INTERNA: 32 GB
MEMÓRIA REMOVÍVEL: microSD
CHIPSET: Qualcomm Snapdragon 820

Veredito Final

Gostos não se discutem, mas a verdade é que o LG G5 não ganhou a nossa preferência no que ao Design diz respeito.É no entanto um facto que é um equipamento com pormenores muito interessantes. Em termos de performance é um equipamento que consegue proporcionar uma rapidez de desempenho ao nível de qualquer outro concorrente e até mesmo uma performance superior em alguns casos. A característica que torna este equipamento único é a sua capacidade modular que permite acrescentar funcionalidades, mas o processo de troca de módulos é pouco prático e não nos cativou. Falaremos dos módulos em concreto num outro artigo.

 

Prós

✓Livre de bloatware
✓Bom Ecrã
✓Software completo e inovador
✓Modular
✓Bateria removível

Contras

X Design
X Custo dos módulos adicionais
X Os encaixes da bateria começam a ganhar folgas após frequentes trocas de módulos
X Bateria de baixa capacidade

 

9 COMENTÁRIOS

    • O GPS em todos os G5 que testei não têm consistência. Não apanham praticamente sinal nenhum, não fixam o sinal, demoram uma eternidade a fixar e quando o fazem (raramente e lentamente) fazem reset da posição passado uns instantes. Todas as viagens no G. Maps são feitas com a indicação ” A procurar sinal GPS”.
      Existem imensas queixas desta anomalia. Estranhamente a LG diz que “Não sabe de nada”..

    • Sim, ele funciona quando está com utilização saída da caixa. Se eu fizer reset de fábrica ele funciona melhor durante uns dias. Mas volta ao mesmo. Fiz o teste de não ter nenhuma aplicação instalada (apenas as de fábrica) e mesmo assim o G5 voltou a apresentar passado dias problemas no GPS. É pena porque em 2016, ter um aparelho que não tem as funções básicas bem definidas, acaba or ser bastante mau.

    • Se colocarem no google “LG G5 GPS” aparece logo nos resultados inicias uma catrefada de resultados com a palavra “issue” anexada 🙂
      Mau sinal logo aí 🙂

Comments are closed.