A fabricante de smartphones chinesa Huawei tem uma terceira variante do P9 e P9 Plus. O Huawei P9 Lite,  que apresenta um preço mais competitivo,  com o objetivo de dar seguimento ao sucesso do P8 Lite do ano passado.

0B5CUt KUpXFUdVJ2RFZXbDFwekU Análise Huawei P9 Lite   A gama média nunca esteve tão em alta image
Testámos este smartphone de gama média e vamos dizer-vos se ele faz jus ao seu nome.

Venham mergulhar em todos os detalhes nesta análise ao Huawei P9 Lite.

Huawei P9 disponibilidade e preço

No ano passado , a Huawei lançou o P8 Lite ao lado do seu smartphone topo de gama o P8. Este ano, a Huawei usa a mesma estratégia com o “extra” P9 Plus ao lado dos P9 e P9 Lite.

O P9 Lite como o nome indica é a versão mais modesta dos três, mas ainda assim um dispositivo muito interessante e com características de grande qualidade, este equipamento pode ser adquirido em contrato com operadoras por valores a rondar os 300€.

O Huawei P9 Lite está disponível nas cores gold, branco e preto e foi lançado em meados de maio. O argumento mais  forte de venda do P9 Lite é, certamente, o seu preço competitivo , apesar de não conseguir igualar o design e construção dos seus irmãos mais robustos e também não ter as lentes Leica que os modelos mais caros têm . Mas se a construção em metal não é algo que considerem especialmente importante e passam bem sem as câmaras Leica, então este P9 Lite pode ser exactamente o smartphone que procuram.

Huawei P9 Lite Design e qualidade de construção

O design do Huawei P9 Lite corresponde em grande parte à restante linha P9 . No entanto, há diferenças subtis entre os modelos Lite e Premium.

Para garantir o seu preço competitivo , a Huawei abdicou do monobloco de alumínio e em vez disso, usa uma moldura de alumínio com policarbonato à volta. O facto da tampa traseira ser feita de plástico não é tão óbvio à primeira vista, mas ao lhe tocarmos percebemos logo que não é certamente um P9 que temos nas mãos.

0B5CUt KUpXFUR0t3Vk14ZWNpUEk Análise Huawei P9 Lite   A gama média nunca esteve tão em alta image

Outro dos pontos diferenciadores é a ausência da dupla lente Leica ,  encontramos “apenas” uma câmara de 13 MP com flash LED. Já o sensor de impressão digital é o mesmo das outras variantes P9 .
Na frente há pequenas diferenças entre o P9 Lite e as duas variantes dual- câmara do P9 . Apesar de o display Full HD do P9 Lite ser  idêntico ao P9, a Huawei cortou custos de produção ao substituir o Gorilla Glass 4 por um vidro simples que terá um tratamento especial mas não apresenta a resistência do Gorilla Glass 4..

0B5CUt KUpXFULWdSdE0xVUZOOGM Análise Huawei P9 Lite   A gama média nunca esteve tão em alta image

Na parte inferior encontramos o alto-falante e a porta microUSB que ao contrário do P9 não é typeC . Relativamente à coluna de som, embora aparentem uma configuração estéreo , existe apenas som mono proveniente de uma única saída .

 

0B5CUt KUpXFUaGtBOG9NZGkzV3c Análise Huawei P9 Lite   A gama média nunca esteve tão em alta image

O jack de 3,5 mm para auscultadores está na parte superior do equipamento , enquanto a slot SIM e cartão microSD está localizada na lateral do lado esquerdo. Ao contrário do Huawei P9, o P9 Lite permite aumentar a sua memória interna com um cartão microSD de até 128 GB de capacidade , ou usar um segundo cartão SIM.

0B5CUt KUpXFUR044WDVQUmpYUlE Análise Huawei P9 Lite   A gama média nunca esteve tão em alta image

Ecrã Huawei P9 Lite

No ano passado , não era comum smartphones de gama média equipados com um display HD.

Relacionado:
Ofertas na compra dos Huawei P9 e Huawei P9 Plus

Em 2016 a Huawei apresenta um painel Full HD IPS para o P9 Lite . Graças à “tecnologia Incell ‘ , praticamente não há espaço entre o ecrã propriamente dito e a tampa de vidro que cobre a parte frontal do terminal. Isto tem a vantagem de que poeiras e outros resíduos dificilmente se conseguirão alojar neste espaço.

0B5CUt KUpXFUcnFoYVVSTkxOUGs Análise Huawei P9 Lite   A gama média nunca esteve tão em alta image

Com um tamanho de ecrã de 5,2 polegadas e uma resolução full HD , o Huawei P9 Lite tem uma densidade de pixels de 424 ppi.

O Huawei P9 Lite apresenta bons resultados de visualização de conteúdos apesar do seu ecrã não-OLED . As cores são fortes e os pretos e brancos são bons. Nas definições do ecrã , podemos ajustar manualmente a temperatura da cor a gosto . A estabilidade do ângulo de visão também é bom ; somente quando é visto de um ângulo de visão extremamente plano é que é visível uma mudança de cor.

A representação de cores é o principal critério para uma boa exibição de conteúdos num ecrã de um smartphone, o segundo é o brilho. A Huawei tem melhorado nestas estas áreas e o P9 Lite é a prova  , o brilho  agora atinge 450 candelas , contra as 353 candelas do P8 Lite . Embora o ecrã IPS- Neo do P9 seja ainda mais brilhante , na luz solar direta a exibição do P9 Lite ainda tem espaço para melhorias.

Para um smartphone mid-range, o ecrã do Huawei P9 Lite deixa pouca razão para críticas.

Software Huawei P9 Lite

Os fãs do Android Stock podem torcer um pouco o nariz aos equipamentos da Huawei pois os mesmos vêm com a máscara UI EMUI , o P9 Lite não é excepção . A EMUI 4.1 é baseada no Android 6.0 Marshmallow e embora o Google Now on Tap e todos os restantes recursos estejam dísponiveis nesta esta versão do EMUI , o Google Now Cards só poderá ser utilizado se usarem o launcher da Google o : Google Now Launcher.

Como é típico na Huawei e na maioria dos fabricantes de smartphones da China, há uma ausência da gaveta de Apps . Todas as aplicações são armazenadas após a instalação no ecrã inicial , e é deixado ao utilizador a decisão de as agrupar em pastas. Mas a EMUI dá aos equipamentos Huawei características adicionais que o Android 6.0 Marshmallow não tem por padrão, isto permite por exemplo que o sensor de impressão digital seja usado não só para desbloquear o aparelho , mas também para outras acções : Um toque de cima para baixo ao longo do sensor de impressão digital abre o painel de notificações,  as chamadas podem ser aceites ou terminadas com um dedo, assim como é possível tirar selfies e fazer gravações usando este recurso . É ainda possível navegar nas imagens da galeria com o sensor de impressão digital.

Para além do interface do utilizador e bloatware próprio da Huawei, o software do P9 Lite é muito fluido em combinação com o hardware. O que compõe o hardware do Huawei P9 Lite e como ele se porta em benchmarks, vamos ver na secção seguinte.

Desempenho Huawei P9 Lite

O Hisilicon Kirin 650 encontrado no Huawei P9 Lite é um processador novo que é composto por um CPU ARM Cortex A53 octa-core. Estes oito núcleos são divididos em dois grupos de quatro núcleos rodando a diferentes velocidades: um conjunto corre entre 480 MHz e 1,7 GHz, o outro cluster entre 1,4 e 2,0 GHz.

Relacionado:
Huawei não abranda: Honor S1 e Honor Pad 2 apresentados

O processador é suportado pelo chip gráfico Mali T830, 3 GB de RAM e 16 GB de memória interna. Esta última é expansível, através de cartões microSD de até 128 GB.

Na realização de tarefas práticas o Huawei P9 Lite é rápido. Muito raramente parece que o hardware está sobrecarregado; os vídeos são reproduzidos sem qualquer lag, enquanto a abertura de aplicações e alternar entre elas é suave.

A maioria dos jogos também apresenta um bom desempenho , a menos que queiram “abusar” do P9 Lite com jogos como Dead Trigger 2 e Need For Speed. Mas, mesmo assim , a razão para desaceleração não será o CPU mas sim o chip gráfico Mali T830 com dois núcleos e uma velocidade máxima de clock de 680 MHz .

O P9 Lite, Huawei apresenta um conjunto muito equilibrado entre desempenho , consumo de energia e a emissão de calor . Para a maioria dos utilizadores de smartphones , o poder que o Huawei P9 Lite tem para oferecer é suficiente . Apenas os jogadores devem pensar duas vezes antes de escolher um, porque a unidade gráfica é um dos pontos menos positivos deste terminal.

Àudio Huawei P9 Lite

O som do Huawei P9 Lite é como tantos outros smartphones. Os dois grupos de cinco buracos esquerda e à direita da porta microUSB sugerem dois alto-falantes , mas na verdade só há som num deles , ou seja um alto-falante mono.

0B5CUt KUpXFUR044WDVQUmpYUlE Análise Huawei P9 Lite   A gama média nunca esteve tão em alta image

A qualidade da chamada do Huawei P9 Lite é muito boa pois o ruído ambiente é anulado pelo microfone embutido na parte superior – mesmo em ambientes muito ruidosos.

Camera Huawei P9 Lite

O design da câmara é a maior economia que a Huawei fez neste dispositivo VS a versão standard, e é isto que explica a significativa diferença de preço.

Desenvolvido em colaboração com Leica, o sistema de câmara dupla, não foi utilizado no P9 Lite, em vez disso, ele usa uma câmara principal de 13 MP. À primeira vista, quase se poderia acreditar que a Huawei teria reutilizado a câmara da Huawei P8 para o P9 Lite, no entanto, este não é o caso.

O sensor de imagem da Huawei P9 lite tem um terço de uma polegada de diâmetro, os pixels são de 1:12 mícrons de tamanho e tem uma abertura de f / 2.0. Isto parece muito o sensor de imagem Sony IMX217 e não o Huawei P8 IMX278.

0B5CUt KUpXFUbDFUSFAyeDVFMEk Análise Huawei P9 Lite   A gama média nunca esteve tão em alta image
O Huawei P9 Lite é capaz de fotografias de resultados bastante satisfatórios, mas isto apenas se tivermos as condições de luminosidade adequadas. A qualidade das fotografias diminui com menos luz e começamos a ver distorções nas imagens captadas. Mesmo que as fotografias pareçam perfeitas no ecrã do smartphone, quando as passarem para o PC vão perceber do que estamos a falar.

Para minimizar as distorções, a Huawei tem um modo de noite na app de câmara do P9 Lite.
Para tirar ainda mais partido da câmara do Huawei P9 Lite podem usar o modo Pro, aqui conseguem ajustar manualmente as configurações de ISO, tempo de exposição, balanço de branco e foco.

Relacionado:
Será um pássaro? Um avião? Não, é um Huawei Honor 8!

Embora a Sony IMX214 também seja projetada para vídeo 4K, o Huawei P9 Lite grava vídeo em full HD. Também para a gravação de vídeo, um “realizador” ambicioso pode seleccionar o modo manual e alterar o equilíbrio de brancos, a área de foco e a exposição.

 

Embora todas as versões P9 permitam capturar selfies com 8 MP, o P9 e P9 Plus tem uma abertura de f / 2.4, enquanto a câmara frontal do Huawei P9 Lite tem uma abertura de f / 2.0.
No geral, o sistema de câmara do Huawei P9 Lite é muito bom dado o seu preço.

Huawei P9 Lite bateria

Apesar da diferença de preço, a Huawei conseguiu manter a capacidade da bateria do P9 Lite. Tal como acontece com o P9, o P9 Lite vem com uma bateria de 3000 mAh. Todos sabemos que os números não nos dizem tudo sobre duração e desempenho,  pois a eficiência dos componentes de hardware de um smartphones é o que determina a sua autonomia.

Aqui é onde o processo de 16 nanômetros da Huawei na produção do Kirin 650 entram em jogo.

No teste de benchmark da bateria do AnTuTu, o Huawei P9 Lite alcançou 8526 pontos, colocando-o quase ao nível de um Galaxy S7. É uma pontuação respeitável deste Huawei que neste aspecto compete até com equipamentos de gama superior.
No meu uso pessoal, depois de um dia de trabalho de 10 horas, o dispositivo ainda apresenta cerca de 35 por cento de bateria (começando em 100 por cento). Uso o equipamento maioritariamente para consultas web, messenger, whatsapp, Spotify.

[gallery size="medium" td_gallery_title_input="BATERIA P9 LITE" ids="28619,28601,28600"]

Outra diferença importante entre o P9 Lite e o P9 é que a versão Lite não dispõe de carregamento rápido o que significa tempos de carregamentos mais demorados do que estamos habituados, mas ainda assim dentro do habitual para equipamentos sem esta funcionalidade.

Huawei P9 Lite Especificações técnicas

0B5CUt KUpXFUN0h5RDZHbVRSM2s Análise Huawei P9 Lite   A gama média nunca esteve tão em alta image

Veredicto Final

O Huawei P9 Lite é um produto bem concebido sem falhas evidentes . O smartphone de 5,2 polegadas é suficientemente compacto e confortável , com o seu peso 147 gramas dá a sensação de um telefone solidamente trabalhado .

0B5CUt KUpXFUOUFxNHNVQ0R6RlE Análise Huawei P9 Lite   A gama média nunca esteve tão em alta image

Graças ao display Full HD , é um dispositivo confortável de utilizar e agradável. A capacidade de desempenho é muito boa, quase não existem tempos de espera , é um prazer de usar.

A duração da bateria é satisfatória graças ao hardware eficiente e uma bateria acima da média . As funções da câmara,são surpreendentes para um equipamento nesta faixa de preço.

No geral, o Huawei P9 Lite é um excelente competidor na gama média, sem nos proporcionar extras extravagantes consegue cativar-nos pelas suas excelentes características.

Pontos Fortes

✓ Bom acabamento e ecrã capacitivo
✓ Ecrã full HD com bom brilho e reprodução de cor
✓ Boa câmara e aplicação de câmara
✓ Excelente autonomia

 

Pontos Fracos

✕ A qualidade das fotografias pode ser pobre em condições de pouca luz
✕ Sem bateria de carregamento rápida
✕ Som mono

PARTILHAR
Artigo anteriorGoogle volta a ser a marca mais valiosa do mundo
Próximo artigoApresentação do novo Moto Z (LIVESTREAM aqui)
Fundador do Androidgeek.pt ,trabalho em TI há dez anos. O desafio de gestão de equipas com foco nas necessidades do mercado deu-me o background certo para abraçar vários projetos online, nos quais aproveito a minha experiência em duas das minhas paixões: Tecnologia e Escrever. Sou um profissional dedicado com vasta experiência em todas as áreas de Gestão de TI e Gestão de serviços na área de Tecnologias de Informação. Sou apaixonado por tecnologia, Android, Publicidade, Marketing Digital e posicionamento estratégico.