Se o objetivo da Huawei era construir um telemóvel moderno, rápido e capaz de produzir conteúdos multimédia com qualidade e um preço acessível, então o modelo nova é uma aposta vencedora.

0B5CUt KUpXFUN3h0WGtqQ0p0U28 Análise Huawei nova image
A hashtag escolhida pela Huawei para promover esta sua nova gama foi #defyexpectations,  isto porque o Huawei Nova consiste na consolidação de três conceitos base.

0B5CUt KUpXFUREpJZnEwSS1waXc Análise Huawei nova image

  1. Design Apelativo
  2. Detalhes diferenciadores
  3. Chassis Ultra compacto

O Huawei nova e o Huawei nova plus são o início de uma nova série concebida para responder às necessidades dos consumidores mais dinâmicos dos dias de hoje. O focus destes terminais é conseguir um bom desempenho com uma câmara fantástica que testemunha o compromisso da Huawei com a inovação e o design.

0B5CUt KUpXFUQ212ekJJaGcyaXc Análise Huawei nova image

O Huawei nova é um telefone de gama média, destinado a ter a aparência de um equipamento muito mais caro, para isto foi preciso uma escolha cuidada das características a potenciar neste modelo para conseguir um preço competitivo mas obviamente diferente dos modelos topo de gama.

Disponibilidade

O Huawei nova, com um disco rígido de 32GB e 3GB de memória RAM, está disponível em Portugal desde Outubro, com um preço competitivo de 399€ (cerca de R $ 585) , nas cores de Prestige Gold, Mystic Silver ou Titanium Grey.

0B5CUt KUpXFUUWxaOTFtZlNGckU Análise Huawei nova image

Este é um telefone perfeitamente sólido tanto em construção como equilíbrio das suas especificações.

Design

Começamos pela estética. Se são dos que gostam de mexer no telemóvel só como uma mão, temos uma boa noticia: a espessura fina e arredondada do NOVA permite navegar no equipamento apenas com uma mão. Aquela ginástica entre o polegar e o indicador para enviarmos um simples SMS deixa de ser necessária.

0B5CUt KUpXFUOWl2bG41bF95YWs Análise Huawei nova image

As superfícies curvas do smartphone Huawei nova e o seu ecrã de 5 polegadas criam um design ergonómico e compacto que se adequa na perfeição às nossas mãos, permitindo a utilização com apenas uma mão.

0B5CUt KUpXFUWE9GSVVqQVdkSDQ Análise Huawei nova image

O Huawei nova tem as seguintes dimensões: 141.2 x 69.1 x 7.1 mm (5.56 x 2.72 x 0.28 in), que são aproximadamente as mesmas medidas que o Huawei P9 e cerca de 3 gramas mais leve. A construção é maioritariamente em metal e o peso muito leve, gera uma sensação de conforto que só mesmo pegando no equipamento para entender, é uma surpresa para os sentidos a leveza aliada à robustez do dispositivo.

E se estas características e construção metálica já lhe dão uma identidade moderna, o que dizer do desbloqueio do equipamento através da impressão digital na parte de trás do equipamento? Rapidez e eficácia são as duas palavras que melhor definem esta característica do nova.

Relacionado:
Chineses usam backdoor de dispositivos Android de baixo custo para roubar informações pessoais

0B5CUt KUpXFUUk4yb2w5cEFPbzQ Análise Huawei nova image

Acima do ecrã de 5.0 polegadas encontramos o led de notificações muito próximo da coluna de som para chamadas, este led só é visível quando existe efectivamente uma notificação, de outra forma passa totalmente despercebido. Ainda na parte frontal no topo, temos a câmara para Selfies que  apresenta 8MP, permitindo gravar vídeo em 1080p. Na secção inferior do painel frontal vemos apenas o Branding da Huawei dando ao equipamento um toque sóbrio e elegante.

0B5CUt KUpXFURGFhV1ZMWjNKdTQ Análise Huawei nova image

Na lateral esquerda do equipamento temos a bandeja de microSD/SIM, uma das slots é híbrida e poderá ser usada como slot para microSD ou para um SIM secundário. A tecla de alimentação e os botões de volume encontram-se na lateral direita do terminal.

0B5CUt KUpXFUcy1VaUhiNmFZTGc Análise Huawei nova image

Na parte inferior do equipamento temos as duas saídas de som para o modo alta voz e ainda a entrada USB TYPE-C que ainda é rara nos equipamentos actuais e parece estar a demorar a ter a massificação que se esperava.

0B5CUt KUpXFUSzF6LTU2QXJqb28 Análise Huawei nova image

Por fim na traseira do Huawei nova encontramos o sensor de impressão digital que é uma versão semelhante aos modelos anteriores, como sempre a Huawei apresenta-se no topo neste tipo de tecnologia, confirmando que os seus sensores de impressão digital são os melhores no mercado.

0B5CUt KUpXFUWUJFelFVMXJzaVU Análise Huawei nova image

No que respeita a navegação o seu processador Snapdragon octa-core 625 , não desilude e os 3GB de RAM são suficientes e não comprometem uma utilização ativa quer nas aplicações de redes sociais, quer das aplicações mais profissionais do dia-a-dia como por exemplo: email via Exchange.

0B5CUt KUpXFUZWd5Y0pWN0J6WFk Análise Huawei nova image

Câmara

A sua câmara de 12 MP (traseira) e 8 MP (frontal), acompanhada de uma serie de filtros que podemos selecionar quer em modo de fotografia quer em modo “selfie” dão uma ajuda enorme na edição das fotos antes de as publicarmos, sem termos de recorrer a apps de edição de fotografia.

0B5CUt KUpXFUQkhyMzhlMUlaa1E Análise Huawei nova image

Características adicionais incluem as aplicações proprietárias Beauty Makeup 2.0 e Beauty Skin 3.0, que aplicam efeitos cosméticos e filtros de suavização de pele para criar imagens mais apelativas.

ESPECIFICAÇÕES DE MÉDIA/ALTA GAMA COM MUITO DESTAQUE DADO À CÂMARA FOTOGRÁFICA. GRAVAÇÃO 4K INCLUÍDA.

A câmara traseira do Huawei nova – de 12 megapíxeis – conta com uma lente de grande abertura e com um sensor de imagem que permitem a captura de boas fotos em condições de fraca luminosidade. Além disso, o Huawei nova suporta focagem automática para uma incrível precisão, ajudando assim os utilizadores a guardarem os melhores momentos do seu dia-a-dia.

Relacionado:
Análise Sony h.ear on Wireless NC

Atenção meninas: o filtro automático de maquilhagem do NOVA, permite dar cor as vossas fotografias sem terem necessidade de perderem horas em frente ao espelho a maquilharem-se. Nós sabemos que vocês são lindas sem makeup (como diz a musica do Agir) mas também sabemos que estes filtros são irresistíveis numa ou outra selfie

Ecrã

O Ecrã do Huawei nova não desilude quer na navegação de menus, quer mesmo na visualização de conteúdos, mas na verdade as 5″  com resolução de 1080p IPS LCD e 441ppi estão uns pontos abaixo de outros equipamentos Android. 

PPI = PIXEL PER INCH (PIXEL POR POLEGADA)

Esta estratégia da Huawei em não abusar da resolução dos seus ecrãs traz vantagens para os utilizadores, pois é poupada velocidade de processamento e a autonomia é muito beneficiada desta escolha da gigante chinesa. 

O BODY RATIO É DE 76% MUITO ACIMA DOS GALAXY A5 COM 72% E IPHONE 6S COM 68%.

Estamos a falar de um dos equipamentos mais finos do mercado. O ecrã tem 443 ppis (+35% que o iPhone 6s) e um contraste  de 1500:1, com estas características adivinha-se uma qualidade de reprodução de conteúdos acima da media.

Huawei nova Autonomia

A Huawei conseguiu espremer uma bateria de 3020mAh nos 7.1mm do Huawei nova, e isso nota-se muito. Pois como já falámos a resolução FHD do equipamento não esforça tanto os recursos do equipamento como faria por exemplo uma resolução 2K ou 4K, e os 3020mAh traduzem-se em segurança que o equipamento não nos vai deixar “pendurados” a meio do dia por falta de bateria. Ainda assim se for necessário “alimentar” o nova a meio do dia , a capacidade de carregamento rápido permite que dez minutos de carga se convertam em cinco horas de conversação.

Relacionado:
CyanogenMod 14.1 chega ao Moto G 2015, OnePlus One e não só...

Huawei nova Hardware

Para além do Snapdragon 625, e 3GB de RAM, podemos contar com a já famosa entrada USB type C.

Relativamente à memória temos 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, ficando 25 GB disponíveis para o utilizador.

O processamento gráfico fica a cargo da esperada GPU Adreno 506 que se encontra em diversos equipamentos no mercado e com resultados muito satisfatórios.

A Huawei nova series está equipada com o processador Snapdragon 625, que recorre a tecnologia avançada de 14nm para melhorar a performance e reduzir o consumo energético. A bateria de 3020 mAh dos Huawei nova, com Smart Power 4.0, é responsável por sessões de utilização mais longas e permite uma fácil navegação entre diferentes apps. Com um sensor de impressões digitais de próxima geração, a série Huawei nova permite desbloquear os equipamentos com toda a segurança e conveniência, além de garantir um rápido acesso a selfies tiradas com uma mão apenas.

0B5CUt KUpXFUdTZ0TlotNTRZS0k Análise Huawei nova image

A interface de ligação é o novo padrão USB Type-C, reversível, fácil e permite uma velocidade e transferência de dados a uma velocidade muito superior ao que estamos habituados com o USB Standard. O sensor de impressão digital foi outro dos aspectos que foram melhorados,  chegando mesmo o carismático presidente da Huawei Richard Yu a afirmar que é o único equipamento inviolável. A nível de áudio, este terminal apresenta tecnologia DTSX que promete simular o Surround 7.1. O Huawei Nova é um equipamento Dual Sim + sdcard.

0B5CUt KUpXFUUXRnSXl6YVFPWFU Análise Huawei nova image

Este conjunto permite uma utilização fluída sem qualquer tipo de lags , independentemente do número de tarefas que queiramos executar ao mesmo tempo. A prova disso são os consistentes resultados de benchmark, por exemplo na famosa aplicação AnTuTu , cujos resultados podem ver abaixo.

0B5CUt KUpXFUNUxaUy1NWEllUGs Análise Huawei nova image

Conclusão

Este NOVA é um sério candidato a ser uma escolha certeira se procuram uma equipamento com apontamentos Premium por um preço bastante inferior. É extremamente fácil de usar e não desilude. Vamos acompanhar de perto o impacto deste equipamento no mercado que até ao momento já reforçou o significado da expressão “boa-NOVA”.

0B5CUt KUpXFUZWd5Y0pWN0J6WFk Análise Huawei nova image

Pontos Fortes:
  • Construção e Design Premium
  • Excelente Autonomia
  • Software de captura de Selfies versátil e completo
Pontos Fracos:
  • Preço elevado para esta gama
  • Algumas fotos em fracas condições de luminosidade apresentam “ruído”