A bq é uma marca muito acarinhada pelo mercado Português. Os amantes da tecnologia móvel acompanharam o fantástico percurso que a empresa espanhola tem feito, este caminho passa neste momento por um equipamento com chassis em metal e Cyanogen OS como elementos diferenciadores. Estamos a falar do bq Aquaris X5.

Conforme já mencionámos, no passado dia 14 de Outubro estivemos em Madrid para a apresentação das novidades da espanhola bq, entre tablets, robots e muitas impressoras 3D, houve um smartphone que se destacou.

Aquaris X5 COVER2 Análise bq Aquaris X5 Powered by Cyanogen image

 

Somos fãs da bq desde o inicio, quando nos apresentou o primeiro bq Aquaris, desde cedo conseguiram mostrar que uma empresa europeia bem estruturada e com um caminho bem traçado conseguia apresentar produtos de grande qualidade ao preço de um smartphone de marca branca chinês.

Desde essa altura um longo caminho pejado de vitórias pautou o caminho da bq. No entanto nos últimos lançamentos , como por exemplo o bq aquaris M5 , sentimos que faltava algo em termos de Design. Pois apesar da evolução natural do hardware a verdade é que os equipamentos eram todos muito parecidos, e a bq parecia estar a perder “glamour”.

Não estávamos sozinhos nesta ideia, pois a bq apresentou o bq Aquaris X5 que é o primeiro equipamento com chassis em metal, e esta alteração dá-lhe exactamente aquilo que faltava.. o toque Premium a condizer com os seus componentes internos.

Características técnicas:

  • Ecrã de 5 polegadas com resolução HD (1280×720 pixeis) com 294ppi
  • Snapdragon 412 – quad core de 64bits a 1,4Ghz
  • Adreno 306
  • 16/32GB de Armazenamento Interno
  • 2/3GB de RAM
  • Bateria LiPo de 2900mAh
  • Câmara Principal Sony IMX214 de 13MP com dual Flash Led e autofocus
  • Câmara Frontal Samsung SE2 de 5MP
  • DUAL SIM
  • Android 5.1 Lollipop

 

Design

Esta é para nós a maior novidade neste dispositivo, a bq revolucionou a imagem deste Aquaris X5. é um equipamento com construção em metal muito bem conseguida e com uma ergonomia fantástica independentemente do tamanho das mãos do utilizador.

Na extremidade inferior encontramos a porta microUSB e a coluna de som e no lado direito temos os botões de ligar/desligar, os de volume e ainda a slot para o microSD.

bq x54 Análise bq Aquaris X5 Powered by Cyanogen image

Na extremidade superior encontramos o jack para os auriculares e do lado esquerdo a slot para os dois cartões SIM.

aquarisx5 top1 Análise bq Aquaris X5 Powered by Cyanogen image

AQUARIS X5 LATERAL ESQUERDA2 Análise bq Aquaris X5 Powered by Cyanogen image

À semelhança dos últimos lançamentos de várias marcas, ambos os cartões SIM são inseridos numa única slot o que melhora o Design global, pois elimina ranhuras supérfluas.

x5 lateral direita1 Análise bq Aquaris X5 Powered by Cyanogen image

Como já referimos o equipamento é em metal, mas ainda assim leve e robusto. Quem já teve ou segurou um dos antigos modelos da marca Espanhola vai certamente sentir as melhorias neste modelo X5 pois o toque é “Premium” algo que não tínhamos visto ainda por parte da bq.

IMG 20151225 174629 Análise bq Aquaris X5 Powered by Cyanogen image

Apesar de ter poucas semelhanças com os modelos anteriores, este equipamento está claramente ligado à imagem da marca, um dos pontos em que isto se torna evidente são os três botões capacitivos onde é clara a alusão ao logotipo da marca Espanhola.

Aquaris X5 botoes Análise bq Aquaris X5 Powered by Cyanogen image

Para terminarmos a análise ao Design deste bq Aquaris X5 é de referir que o equipamento é leve e ergonómico mas também fino.. Apenas 7,5 mm para ser mais exacto. Ainda assim a bq conseguir incluir neste elegante chassis uma bateria de 2900 mAH , para além da capacidade DUAL-SIM e a ranhura para micro-SD. Mesmo TOP.

Os engenheiros da bq estão sinceramente de Parabéns no que ao Design diz respeito.

O bq Aquaris X5 perdeu o plástico e o aspecto anafado dos seus antecessores, é um equipamento elegante com um toque Premium que só o metal consegue proporcionar, as especificações internas são impressionantes para esta faixa de preço e a cereja no topo do bolo é correr o Cyanogen OS que é uma lufada de ar fresco, é excelente ter de volta todas aquelas customizações que adoramos na Cyanogen com o conforto de ter um equipamento com ROM Stock.

Relacionado:
Nexbox A59X a [ Review ] da mini box

bq x52 Análise bq Aquaris X5 Powered by Cyanogen image

 

Ecrã

O Ecrã do bq Aquaris X5 é um dos seus pontos fortes. Isto devido ás suas 5 polegadas HD e à tecnologia Quantum Color + que é usada pela empresa Espanhola em muitos dos seus terminais. A protecção do ecrã encontra-se a cargo da Dragon Trail que é a segunda empresa mais conhecida nesta área logo atrás da Cornig com o seu Gorilla Glass.

A tecnologia Quantum Color + permite a este ecrã uma exibição de cores vivas com bons níveis de brilho e contraste, permitindo ainda uma visualização com bons ângulos neste ecrã IPS.

ecra1X5 Análise bq Aquaris X5 Powered by Cyanogen image

Este bq Aquaris X5 está cheio de “Goodies” ao nível da personalização , ao estilo Cyanogen , relativamente ao ecrã podemos activar a função Live Display que irá adequar a luminosidade e cores do ecrã  consoante a hora do dia.

 

Câmaras

Outro dos aspectos nos quais é notória a elevação da fasquia por parte da bq é no que à captura de imagem diz respeito. Apesar de não ser uma prova científica vejam na foto abaixo a diferença evidente entre os ecrãs e imagem capturada entre o X5 e um dos modelos anteriores da mesma marca.

#bq #aquarise4.5 VS #aquarisx5 #androidgeek

Uma foto publicada por androidgeek.pt (@androidgeek.pt) a

(sigam-nos no Instagram pomos fotos de telemóveis e cenas..)

A câmara principal do bq Aquaris X5 tem13MP com sensor Sony IMX214 e dual flash, autofocus e uma abertura de objectiva de f/2.0. A unidade frontal é de 5MP também com flash e abertura de f/2.0. Ambas gravam vídeo em Full HD , outras das possibilidades destes sensores é gravar em slow motion até 120 fps, em time lapse, gravação a preto e branco ou com o flash fixo ligado.

IMG 20151225 174355 Análise bq Aquaris X5 Powered by Cyanogen image

 

Relacionado:
Huawei Mate 9 Primeiras impressões e Unboxing

Autonomia

Conforme referimos quando analisàmos o Design do bq Aquaris X5 a bateria deste elegante terminal é gigante, concretamente 2900 mAH , para terem uma ideia comparativa isto significa uma capacidade quase 12% superior VS o Samsung Galaxy S6 Edge.

A bateria do bq Aquaris X5 é sensivelmente 12% maior do que a do Samsung Galaxy S6 Edge.

 

Aquaris X5 bateria Análise bq Aquaris X5 Powered by Cyanogen image

Sistema Operativo Cyanogen

Duvido sinceramente que haja algum fã de Android que não conheça a ROM mais famosa do mundo, mas como entre os nossos leitores se encontram também pessoas que vêm de outros sistemas operativos, vamos aprofundar um pouco este aspecto antes de detalharmos as possibilidades desta fantástica ROM.

bq x53 Análise bq Aquaris X5 Powered by Cyanogen image

CyanogenMod, geralmente abreviado como CM, um sistema operacional de código aberto para smartphones, baseado na plataforma móvel Android[1] . O projeto foi fundado por Steve Kondik, que estabeleceu a Cyanogen Inc. em 2013 a fim de desenvolvê-lo de forma mais abrangente.[carece de fontes]

 

Wikipedia.

A explicação acima foi copiada directamente da Wikipedia e chamo a vossa atenção para o último parágrafo onde é referido que:

“A maioria dos fabricantes é contra esse tipo de prática e qualquer tipo de garantia é perdida na alteração da ROM padrão do Sistema.”

A bq volta a marcar pontos nesta decisão estratégica de lançar um equipamento com sistema operativo Cyanogen, parece que ainda há muito fabricantes que não perceberam que das primeiras coisas que muitos dos utilizadores fazem quando adquirem um equipamento novo é personaliza-lo, e muitas vezes recorrendo às ROMS da Cyanogen.

A bq consegue com este Aquaris X5 proporcionar aos utilizadores todas as vantagens de ter uma ROM quase 100% personalizável, sem terem que se dar ao trabalho de fazer ROOT ao dispositivo e recorrer a métodos que por vezes põem em causa a garantia do terminal.

Esta ROM é fantástica, para além do Live Display que já mencionámos são possíveis inúmeras outras configurações, vamos detalhar apenas algumas:

  • Cyanogen Led de notificações

É possível directamente no menu de configurações do equipamento escolher a cor do Led de notificações assim como o padrão em que irá “piscar” para nos alertar de novas notificações. Isto não é uma novidade absoluta, mas é algo que muitas vezes só é possível após fazer ROOT aos equipamentos.

  • Cyanogen PIN Scramble

Esta funcionalidade pode ser catalogada como sendo de segurança, isto porque o que faz é alterar periodicamente a ordem dos números no ecrã de desbloqueio para uma ordem diferente da standard de forma a que se estivermos a ser observados o código de desbloqueio não é revelado ao observador pois os números estarão sempre numa ordem diferente. Simples e eficaz.

  • Cyanogen Privacy Guard
Relacionado:
Análise Huawei Mate 9 : Performance e Elegância

Como nome indica esta funcionalidade permite proteger ainda mais a nossa privacidade, permitindo escolher pastas que apenas ficarão dísponiveis ao utilizador, e ainda permite ter um Log detalhado de cada uma das aplicações relativamente ao que consomem ao nível de recursos e que dados recolhem.

  • Cyanogen Personalização Sem Limites

Todos já tivemos oportunidade de experimentar “Theme Engines” que várias marcas incluem nas suas ROMS, como o Touchwiz da Samsung e a EMUI da Huawei. Mas nunca nenhum destes dispositivos permitiu a personalização que é possível na Cyanogen, estamos a falar de personalizar mesmo tudo, desde a fonte passando pelos botões de definições, gaveta de definições rápidas, janela de notificações, etc etc.. Vão poder regularmente mudar radicalmente o look do vosso equipamento e de uma forma fácil intuitiva e gratuita na maioria dos casos (existem Temas e Personalizações pagas também). Podem ver no vídeo abaixo a Ui Cyanogen, assim como algumas das definições e temas disponíveis:

Performance

Alguns de vocês poderão estar a pensar

“Isto é tudo muito bonito, mas o X5 aguenta se puxarmos por ele?”

Pois bem o bq Aquaris X5  vem equipado com um  Snapdragon 412, que não é seguramente dos mais potentes processadores da Qualcomm, mas que consegue um desempenho muito equilibrado.

Este Snapdragon 412 tem quatro núcleos a 1,4GHz, acompanhados de 2GB de RAM, o que não sendo extraordinário, permite executar diversas aplicações em simultâneo e uma utilização intensiva sem demasiado “lag”.

Os testes de Benchmark não são o mais importante, mas servem muitas vezes de indicador comparativo, deixamos aqui o resultado que realizámos com o AnTuTu V6, cuji resultado na verdade não faz jus à experiência de utilização.

Aquarisx5 antutu ageek Análise bq Aquaris X5 Powered by Cyanogen image

 

Conclusão

O bq Aquaris X5 é um equipamento impressionante, mesmo para aqueles que já conhecem equipamentos da marca, temos a certeza que este vos vai surpreender pela positiva, um dos factores que não podemos ignorar é o preço de venda do Aquaris X5.

O valor anunciado pela marca é de 239,90€, um valor que nos parece adequado dado tudo aquilo que oferece.

O bq Aquaris X5 é um smartphone que satisfaz, com um Design muito interessante, que faz sombra a concorrentes bem mais dispendiosos.  A presença da ROM Cyanogen é um factor diferenciador que só acrescenta valor a este equipamento pois garante actualizações e um sistema optimizado.

PARTILHAR
Artigo anteriorHTC lança finalmente o One X9
Próximo artigoAndroid 6.0 Marshmallow muito próximo de chegar a dispositivos Xiaomi
Fundador do Androidgeek.pt ,trabalho em TI há dez anos. O desafio de gestão de equipas com foco nas necessidades do mercado deu-me o background certo para abraçar vários projetos online, nos quais aproveito a minha experiência em duas das minhas paixões: Tecnologia e Escrever. Sou um profissional dedicado com vasta experiência em todas as áreas de Gestão de TI e Gestão de serviços na área de Tecnologias de Informação. Sou apaixonado por tecnologia, Android, Publicidade, Marketing Digital e posicionamento estratégico.

8 COMENTÁRIOS

    • O som em chamada do bq Aquaris X5 é do melhor que já experimentámos, inclusive superior em qualidade a equipamentos de valores superiores a 500€. Os autores dessas outras reviews ou não têm o software actualizado ou testaram um equipamento com defeito.

    • Android Geek PT Ok…Agora também já não interessa para nada, quis oferecer um a mim próprio, mas como “usualmente” com a bq «stock indisponível».
      Optei por outro !

Comments are closed.