Análise bq Aquaris M5 o novo conceito de gama Média

Longínquos vão os tempos em que a bq era uma desconhecida dos consumidores portugueses, desde cedo esta empresa espanhola ganhou o seu espaço, respeito e admiração dos fãs de Android, pois as especificações e excelente relação qualidade VS preço têm sido um aspecto diferenciador nos seus produtos.

 

%name Análise bq Aquaris M5 o novo conceito de gama Média image

 

Numa área de mercado quase totalmente dominada por gigantes asiáticos, é uma lufada de ar fresco ver que a bq está bem e de saúde,  a julgar pelo Aquaris M5 de muito boa saúde.

  • LCD IPS 5 “ com resolução FullHD (Quantum Color +)  440 dpi
  • Processador Octa Core 1.5GHz Qualcomm Snapdragon 615
  • RAM: 2GB / 3GB
  • Graphics Processor: Qualcomm Adreno 405
  • Camara: traseira 13MP (Sony IMX214) 5MP frontal
  • Memória Interna: 16GB (expansível via microSD até 32GB)
  • Bateria 3.120mAh
  • Android 5.0 Lollipop .2
  • DualSIM
  • Conectividade : 5G, WiFi b / g / n, Bluetooth 4.0, GPS + Glonas, NFC and OTG

 

 

Design

Para quem está familiarizado com os equipamentos da bq irá notar de imediato algumas semelhanças com o Aquaris E5, o terminal Aquaris M5 que testámos é a versão branca, agrada-nos o facto de ser totalmente branco, incluindo as margens do ecrã, algo que em modelos anteriores não acontecia.

%name Análise bq Aquaris M5 o novo conceito de gama Média image

O ratio de ecrã/corpo apresenta também melhorias relativamente a modelos anteriores conseguindo um resultado final muito agradável.

O corpo do Aquaris M 5 é feito de policarbonato , o que lhe dá um aspecto e sensação ao toque muito agradável, para vos dar um exemplo de outro equipamento com a mesma característica podemos olhar para o NEXUS 6 que também tem a sua construção neste material.

A bq tem vindo regularmente a reinventar o design dos seus equipamentos, mantendo-se fiel ao design da marca, este Aquaris M5 tem as medidas 69.4 x 143 x 8.4 mm e pesa apenas 144 gramas.

Conforme a maioria dos equipamentos desta empresa espanhola o Aquaris M5 é dualsim, podemos encontrar na lateral esquerda ambas as entradas microsim. Na lateral oposta encontramos o botão de power, seguido pelo botão de volume e ainda a entrada para cartão SD o que nos permitirá expandir a memória de armazenamento até mais 32GB.

No topo do terminal encontramos a entrada para os headphones de 3.5mm e ainda um microfone de supressão de ruído que muito faz pela qualidade do som em chamada.

Relacionado:
Sony Xperia XA: Análise Androidgeek

Na parte frontal do equipamento encontramos o ecrã de 5 polegadas e os três habituais botões capacitivos característicos.

%name Análise bq Aquaris M5 o novo conceito de gama Média image

Ecrã

O ecrã do Aquaris M5 é sem dúvida um dos seus pontos fortes, equipado com vidro Dragontrail, este ecrã 5-inch IPS LCD com resolução 1080 x 1920 FHD e Quantum Technology Color +,  consegue 440 dpi o que representa uma qualidade de visualização de conteúdos muito agradável.

A tecnologia Quantum Technology Color + oferece um número de cores muito superior á que é possível percepcionar, o que transforma os conteúdos em imagens vibrantes e vividas, tornando a visualização de vídeos e imagens são uma tarefa confortável e agradável.

bq aquaris m pantalla Análise bq Aquaris M5 o novo conceito de gama Média image

O ecrã apresenta resultados muito satisfatórios em termos de visualizão em ângulos e uma representação de cores correcta, quando utilizamos o equipamento debaixo de luz solar directa os reflexos tornam díficíl a visualização do ecrã, mas ainda assim muito surpreendente para um gama Média

 

Performance

No interior deste equipamento encontramos o já conhecido Qualcomm Snapdragon 615 de 8 núcleos a 1,5 GHz, este chipset é relativamente comum em alguns equipamentos bem conhecidos, tais como algumas versões do Huawei P8 Lite, o Alcatel Idol3, e até mesmo em terminais com especificações e preços bem mais elevados como o Oppo R5. Ao contrário de processadores mais recentes que estão agora a revelar todas as suas limitações, a versão 615 deste  Qualcomm Snapdragon já provou ser fiável, e com um rendimento bom.

Relacionado:
Análise TP-Link Neffos C5: a gigante das redes entrou no mundo dos smartphones

bq Aquaris M qualcomm snapdragon 615 Análise bq Aquaris M5 o novo conceito de gama Média image

Na navegação e tarefas mais básicas o Aquaris M apresenta zero lag, e muito fluido.

%name Análise bq Aquaris M5 o novo conceito de gama Média image

 

Câmara

A Câmara a par do ecrã, são dois dos pontos mais fortes deste equipamento, a maioria dos terminais nesta gama apresentam aparentes boas especificações de câmara, mas o produto final das fotos é fraco,

Em boas condições de luz o Aquaris M é capaz de capturar fotos fantásticas, e é bom salientar que a aplicação de câmara foi totalmente desenvolvida pela bq.

%name Análise bq Aquaris M5 o novo conceito de gama Média image

 

 

Som

No que diz respeito ao som, a bq quis que este equipamento se distanciasse dos restantes gama média, e empenhou-se para que os resultados deste terminal fossem também um elemento diferenciador. Com a tecnologia Cirrus Logic e a famosa Dolby .

%name Análise bq Aquaris M5 o novo conceito de gama Média image

 

Software/ Experiência do Utilizador

O bq Aquaris M5 vem com  Android 5.0.2 Lollipop que é caracterizado pelo Material Design com diversas melhorias em termos gráficos e de funcionalidades face ás versões anteriores, ainda assim a bq acrescentou alguns modificações mínimas ao interface mantendo a ROM do seu equipamento com aquele look e feel Android Puro de que tanto gostamos.

BQ Aquaris M5 Análise bq Aquaris M5 o novo conceito de gama Média image

A título de exemplo das pequenas modificações identificadas, é possível configurar os atalhos rápidos na gaveta de notificações, e o equipamento permite a função Douple Tap para ligar o ecrã, e o mesmo comando para o desligar.

 

Bateria/Autonomia

Até agora mencionámos muitos dos aspetos positivos deste equipamento, vamos agora focar-nos num dos pontos que consideramos mais importantes, o elemento que pode arruinar ou catapultar um terminal para o sucesso. A Autonomia.

Conforme devem ter reparado em termos de espessura, este não é dos equipamentos mais finos no mercado,  os seus 8.4 mm passam a ser justificados quando percebemos que o Aquaris M5 vem com uma fantástica bateria de 3,120 mAh (não removível).

Este equipamento permite uma utilização intensiva de perto de dois dias sem necessitar de ser carregado, e um tempo de ecrã de cerca de 5h. Obviamente que o conceito de utilização intensiva pode ser relativo, mas em termos comparativos posso adiantar que a autonomia deste equipamento se aproxima muito mais de um gama alta do que dos outros concorrentes nesta faixa.

Vê a Review completa brevemente em androidgeek.pt

Posted by Android Geek PT on Domingo, 26 de Julho de 2015

 

Relacionado:
Xiaomi Mi Note 2 apresentado oficialmente

Benchmark/Antutu

As excelentes especificações do Aquaris M5 fazem-se notar quando executamos testes de becnhmark, apenas para referência deixamos um conjunto de printscreens do teste efetuado na conhecida aplicação Antutu Benchmark.

Vê a Review completa brevemente em androidgeek.pt

Posted by Android Geek PT on Domingo, 26 de Julho de 2015

 

Conclusão

Depois de de passar alguns dias com este bq Aquaris M5 constato que felizmente para os consumidores, a qualidade dos terminais designados por gama média tem vindo a evoluir de forma considerável, e este terminal é a prova viva disto mesmo.

A qualidade de imagem,cor, contraste e brilho são excelentes para a gama em que se insere.

%name Análise bq Aquaris M5 o novo conceito de gama Média image

A bateria é também um dos pontos mais importantes na escolha de um smartphone e este bq Aquaris vai surpreender-vos neste aspecto, é fluído em todas as tarefas realizadas, no entanto deparamo-nos com um ou outro lag até mesmo freeze, mas na verdade nada preocupante, e que não nos tenha acontecido já com terminais de valores muito superiores.

Para quem procura um equipamento cuja bateria dure mais que um dia, com um bom ecrã para jogos ou conteúdos multimédia, e uma câmara com resultados muito aceitáveis. Vejam com atenção este bq Aquaris M5 pois na sua gama é sem dúvida dos melhores.

O Aquaris M5 está disponível desde 275€ em várias superfícies comerciais, incluindo a loja online da bq.

PARTILHAR
Artigo anteriorXiaomi prepara o lançamento do MIUI 7
Próximo artigoAntevisão KINGZONE N5 já disponível na GearBest
Fundador do Androidgeek.pt ,trabalho em TI há dez anos. O desafio de gestão de equipas com foco nas necessidades do mercado deu-me o background certo para abraçar vários projetos online, nos quais aproveito a minha experiência em duas das minhas paixões: Tecnologia e Escrever. Sou um profissional dedicado com vasta experiência em todas as áreas de Gestão de TI e Gestão de serviços na área de Tecnologias de Informação. Sou apaixonado por tecnologia, Android, Publicidade, Marketing Digital e posicionamento estratégico.