ALERTA MALWARE: Três aplicações da Google Play Store infectaram mais de 5 milhões de equipamentos.

 

De tempos a tempos há aplicações que escapam ás cada vez mais finas malhas anti-malware da Google Play Store, e infectam inúmeros equipamentos pelo mundo fora, se vocês por acaso fizeram download de um jogo de cartas chamado Durak a partir do Google Play, é fortemente aconselhado que o removam do vosso telefone ou tablet. Durak foi identificado como uma das três apps Android maliciosas que se encontravam escondidas à vista de todos,  dentro da loja de aplicações da Google , estas apps já foram retiradas devenda pela Google. A empresa de segurança Avast identificou Durak como o mais difundido dos três, e regista  que tinha sido instalado mais de cinco milhões de vezes (!).

durak ALERTA MALWARE: Três aplicações da Google Play Store infectaram mais de 5 milhões de equipamentos. image
A aplicação contém adware , mas para funcionar e ganhar a confiança dos utilizadores ela permanece em modo “stealth” por um curto período de tempo, até o equipamento infectado ser reiniciado. Uma série de anúncios pop -up ,são apresentados quando o dispositivo é desbloqueado , o que leva os incautos a lojas de aplicações de terceiros. Nesta segunda fase e de acordo com o Avast , apps que tentam enviar mensagens SMS premium e recolher dados pessoais podem ser encontradas .

Avast também notou que por vezes as mensagens pop -up , alertavam o utilizador de que o telefone estava infectado com malware, e enviou-os a aplicativos de segurança disponíveis dentro do Google Play. Usar adware para promover aplicações de segurança genuínas é sim uma estratégia incomum, um pouco como médicos deliberadamente espalhando doenças. Pior ainda,as aplicações  de segurança nem sequer se conseguiam livrar do problema após a instalação. Neste caso as aplicações de segurança sugeridas não continham malware, segunda a Avast.
Relatos de apps Android maliciosas não são nada de novo , mas é incomum encontra-los na Google Play Store, e não numa loja de aplicções alternativa.

Relacionado:
Galaxy Note7 apanhado a fumar em ambientes fechados [vídeo no interior]

Falámos em três aplicações maliciosas, são elas:

  • Durak jogo de cartas
  • IQ teste Shapp
  • App de História Russa Prometej

 

Caso tenham instalado alguma delas, basta irem ao gestor de aplicações no vosso equipamento e fazer a desinstalação.

Qualquer dúvida, ficam convidados a juntarem-se ao nosso grupo de discussão no Facebook, onde as vossas dúvidas podem ser esclarecidas.

Deixem os vossos comentários abaixo.

PARTILHAR
Artigo anteriorMoto G 2014 com Android 5.1?
Próximo artigoVem aí o Moto X 2015?
Fundador do Androidgeek.pt ,trabalho em TI há dez anos. O desafio de gestão de equipas com foco nas necessidades do mercado deu-me o background certo para abraçar vários projetos online, nos quais aproveito a minha experiência em duas das minhas paixões: Tecnologia e Escrever. Sou um profissional dedicado com vasta experiência em todas as áreas de Gestão de TI e Gestão de serviços na área de Tecnologias de Informação. Sou apaixonado por tecnologia, Android, Publicidade, Marketing Digital e posicionamento estratégico.