Análise Alcatel Idol 4S um gama média com grandes aspirações

Desta vez vamos tratar de vos apresentar um equipamento que não teve atenção devida durante a MWC, estamos a falar do Alcatel Idol 4S.

Este equipamento destaca-se logo pela sua construção Premium a preço mais acessível, mas apesar de tudo este equipamento segundo a Alcatel é um equipamento de média gama.

  • Durante anos a Alcatel tentou distribuir equipamentos com especificações baixas e preços equivalentes, mas sem grande taxa de sucesso, parece que esta tendência poderá mudar agora com o lançamento da gama Alcatel Idol, composta pelo Idol 4 e Idol 4S, pois estes equipamentos reúnem características que vão ao encontro daquilo que os consumidores procuram.
  • Design apelativo
  • Especificações de qualidade
  • Boa Performance
  • Boa Relação Qualidade VS Preço
Poderá gostar de saber :

What’s in the Box

Apesar do Alcatel Idol 4S não ser propriamente um equipamento económico, temos que considerar o bolo todo que vem na embalagem. Os IDOL 4 já estão disponíveis no mercado nacional, com o IDOL 4 a ter um PVP recomendado de 299€ e o IDOL 4S com um interessante ecrã 2K a situar-se nos 449€.

Mas por este preço terão não só um equipamento com especificações boas mas ainda um equipamento VR que é a caixa onde podem guardar o vosso Idol 4S e uns auriculares da JBL.

Design Alcatel Idol 4S

Nesta construção temos um mix de materiais que dão alguma consistência a este equipamento desde plástico, vidro a metal. Apesar disso quando pegamos no Alcatel Idol 4S, ficamos com a sensação de ser bastante leve, apesar da sua construção solida.

O Idol 4S tem uma traseira e parte frontal em vidro tendo uma pequena curvatura no seu ecrã, e aros à volta em metal.

No layout do Idol 4S temos o botão do power no topo do lado direito do equipamento o que para muitos poderá ser algo não muito prático uma vez que temos um equipamento de 5.5 polegadas com um ecrã QHD AMOLED, que proporciona uma boa utilização mesmo sobre luz solar directa, no entanto umas das características interessantes do Idol 4S é o facto de ser totalmente reversível, independentemente da forma que peguemos no Idol 4S o ecrã irá rodar para se adaptar, e logo abaixo a slot de cartões Nano-sim e Micro-SD.

Já no lado esquerdo temos no canto superior os botões do volume, e a meio do equipamento temos o “Boom button” que inicialmente confundimos com o botão do power e depois com um botão dedicado da câmara, mas não, é algo completamente diferente que iremos abordar mais à frente.

Relativamente ás saídas áudio o Alcatel Idol 4S destaca-se da concorrência uma vez que vem com 4 colunas estéreo. Duas na frente e duas na traseira.

Já a saída Jack 3.5 encontra-se na parte superior com um microfone, e na parte de baixo temos uma entrada Micro-USB com capacidade de fast-charging e outro microfone.

Hardware Alcatel Idol 4S

O Alcatel idol 4S vem equipado com um processador Snapdragon 652 octa-core 1.9 de 64 bits com 3 GB de RAM e 32 de ROM expansíveis via micro SD e uma gráfica Adreno 510, pode não trazer um processador 810, mas não se iludam, este equipamento esta preparado para performance, mais precisamente processamento gráfico.

Em testes realizados de benchmark conseguimos obter uma pontuação de 83311, o que é uma pontuação considerável, uma vez que ficou bastante perto de equipamentos de topo de outras marcas como o caso da Huawei e LG e chegou mesmo a ultrapassar outros com boa performance, como é o caso do Nexus 6.

 

 

O que distingue o Idol 4S são as suas colunas estéreo, com tecnologia “WAVES MaxxAudio”, duas na sua parte da frente e outras duas na traseira, que graças ao seu software conseguem alterar o output entre elas, consoante a posição do equipamento.

O que vai enaltecer toda a experiência VR que o Idol 4S pode dar, proporcionando optima qualidade de som.

 

 

 

E agora vamos falar sobre o botão “Boom“, este botão fica no lado do direito do equipamento ao qual gerou algumas confusões iniciais sobre o que fazia, mas ao fim de alguns ajustes, descobrimos que tem alguns truques na manga.

Podemos programar o botão para executar funções diferentes – desde tirar uma foto ou fotos, dar um pouco de potência extra nas musicas, etc, fiquem com alguns exemplos:

 

 

Boom minha galeria

Enquanto na galeria de fotos, pressione a tecla para organizar automaticamente a foto em uma colagem.

Boom meus vídeos

Produzir efeitos como repetir os anteriores um segundo, três vezes ou alterar a velocidade de reprodução. Ao gravar um vídeo, pressionando a tecla vai transmitir o vídeo ao vivo.

Boom minha música

Alimentado por Waves, esta característica permite a reforçar o volume baixo e clareza do áudio em todas as  saídas de som.

Boom meu jogo

Personalizado para o jogo de corrida Asphalt, os principais lançamentos de boom do nitro e aumenta a velocidade do carro.

 Ecrã

Cria efeitos 3D da meteorologia actual no ecrã inicial.

É uma boa ideia, mas tem um pequeno problema, mais precisamente a sua posição.

Este fica colocado exactamente onde estaria por norma o botão do power, ou um botão para a câmara fotográfica.

Durante as primeiras horas de utilização confundimos este botão com o de power e posteriormente depois de configurar este botão para tirar screenshots do ecrã ou tirar uma foto, posso dizer que andei a tirar muitas fotos e prints sem querer, principalmente durante chamadas.

Software Alcatel Idol 4S

Toda a experiência é puramente Android stock apenas com uma “skin” da Alcatel, o equipamento não traz bloatware o que é um bónus nos dias de hoje.

E tirando que o equipamento consegue “inverter” e direccionar o som das colunas, por exemplo para atender uma chamada independentemente da forma como peguemos no Idol 4S, o smartphone irá rodar o ecrã e direccionar o som do auscultador, bem como o microfone.

Um pequeno truque de software alinhado com um bom hardware tornou uma pequena função, numa mais-valia.

Como já perceberam a Alcatel investiu muito na secção áudio deste equipamento, tendo isso em conta a aplicação nativa de música traz um equalizador estilo profissional de modo a tirarem mais partido de todo o vosso conteúdo áudio.

Câmara Alcatel Idol 4S

O Idol 4S vem equipado com um sensor Sony de 16 MP com um auto focos bastante rápido, e que curiosamente nos surpreendeu, não estamos a falar de fotos com qualidade de topo comparado com outros equipamentos, mas para o consumidor normal irá conseguir obter boas fotos principalmente em ambientes com bastante luz, já no caso em ambientes mais escuros começamos a notar o ruído normal, algo que é espectável.

Já para a câmara frontal podemos contar com um sensor de 8 MP com Flash, sim flash, capaz de tirar uma selfies “bacanas” mesmo em ambientes com pouca luz.

ficam aqui os exemplos que tiramos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Relativamente à gravação de vídeo, é capaz de gravar em 1080p com 30 frames por segundo.

Bateria Alcatel Idol 4S

Agora um tópico que por norma é bastante procurado por muitos de vocês, o Idol 4S traz uma bateria de 3000mAh de potência, se consideramos que tem um ecrã QHD OLED e um processador Snapdragon, podem baixar as expectativas, apesar do tamanho grande da bateria com uso moderado, deverá chegar para um dia de trabalho.

Veredicto final

Se consideramos o “pacote” completo e tendo em conta o preço a que poderá vir a ser comercializado.

Estamos a falar de um equipamento de média gama com especificações boas mais um equipamento VR mais os “extras” que traz, com um design apelativo, especificações de qualidade , boa Performance e uma boa relação Qualidade VS Preço

Quem está à procura de um equipamento com boa performance focado para o áudio, uma câmara de qualidade a um preço mais baixo do que o habitual, este Alcatel pode ser exactamente o que procuram.

PROS:

  • 3GB de RAM + 32GB de ROM
  • Design elegante
  • Som

CONS:

  • Ausência de sensor biométrico
  • Bateria apesar dos 3000mAh chega à justa apenas para um dia de utilização

 

Poderá gostar de: Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: Conteúdo protegido! [email protected]