O assunto de momento parece ser as falhas descobertas pelo pessoal da Check Point, que afeta os dispositivos equipados com Chipset’s da Qualcomm, e que são conhecidas como Quadrooter.
Depois da Stagefright, era mais que expectável que alguma outra empresa trabalha-se arduamente na pesquisa de novas falhas, e que a meu ver servem para elevar o nome da empresa que as descobre. Desta vez foi a Check Point a descobrir tais vulnerabilidades, mas parece que ao contrário do que aconteceu com a Stagefright, a Quadrooter não dá qualquer dor de cabeça à gigante de Mountain View.

Mas porque é que a Google não se preocupa com essas vulnerabilidades? A resposta é simples, O sistema Android possui uma ferramenta nativa e configurada como padrão que está presente em todos os aparelhos a partir da versão 4.2 Jelly Bean, que evita ataques a partir desse tipo de falhas.
Esse recurso é o Verify Apps, que realiza uma inspeção a todas as aplicações instalados, seja por que via for, para verificar se a mesma tem algum código malicioso conhecido incluso na programação. É ele quem notifica quando tentamos instalar algum .apk manualmente que “instalar essa aplicação pode causar danos ao dispositivo”. No caso de existir algo reconhecido como malware, o Verify Apps bloqueia totalmente a instalação, e emite uma mensagem informativa.

0B5CUt KUpXFUYjhwMFVlS09jRFk Afinal o sistema Android já protege 90% dos smartphones do Quadrooter image

O pessoal do Android Central contactou a Google com o intuito de saber quais são as possibilidade do Verify Apps já prever os códigos maliciosos do Quadrooter. Em resposta, a Google garantiu que, mesmo com uma das vulnerabilidades ainda em aberto, os dispositivos Android a partir da versão 4.2, estão protegidos, a não ser que os utilizadores desabilitem essa função. Os dispositivos com versões anteriores podem ativar o recurso pelas Configurações Google.

Relacionado:
Moto Care é o seguro de vida dos dispositivos da Motorola

Isso garante que mais de 90% dos dispositivos estejam seguros, que segundo o relatório mensal do mês de Agosto, 90,6% dos dispositivos Android em todo o mundo, têm a versão 4.2 ou superior do sistema operativo do robotzinho verde.