Não há certamente  indústria mais dinâmica que a de tecnologia móvel,  todos os dias vemos lançamentos, rumores, leaks,  certificações e  muita  informação para processar  interpretar e  comparar acerca de novos terminais, todos eles a serem apresentados com pompa e circunstância.0B5CUt KUpXFUd0xUZTFrU3hHeGc 5 Dicas para escolher o Smartphone ideal image

 

Este excesso de informação e oferta pode atrapalhar  quem pretende comprar um telefone novo. A pensar  em vocês elaborámos  uma pequena check-list  para que seja mais fácil avaliar os  pontos mais importantes antes de fazer uma escolha.

1- Especificações VS  Necessidades

Os fabricantes  usam  as inovações e  características únicas dos seus dispositivos  como bandeira para vender equipamentos.  Mas  os pontos fortes de um terminal podem ser muito diferentes das necessidades  do utilizador.

0B5CUt KUpXFUTkFxdWRfT0JxMkk 5 Dicas para escolher o Smartphone ideal image
Kirin 960 o novo CPU da Huawei foi construído para dominar

Existem equipamentos que tiram fotos térmicas e permitem ver a temperatura dos objectos captados, isso é espectacular! Mas quem precisa disso no dia a dia? Outros equipamentos prometem tirar fotografias a nível profissional, vocês tiram muitas fotos com o smartphone?

O exercício mental que  deve ser feito é:  Perceber o uso que damos ao smartphone e com esta informação fazer uma triagem dos  equipamentos  que nos podem servir.

Por exemplo: Jogam muitos jogos?  Um bom  processador e  gráfica são fundamentais.

2 – Custo  VS Benefício

Outro dos aspectos  absolutamente  fundamentais é  definir um orçamento, e  apenas  considerar como opções os equipamentos que sejam até esse valor.  Desta forma  evitamos estar a  comparar  equipamentos de gamas diferentes que vão diferir  em  características  mas também em preço.  Desta forma evitamos perder tempo a  analisar equipamentos  que estejam fora das nossas possibilidades.

0B5CUt KUpXFUX3d1UEN2cVM0T0U 5 Dicas para escolher o Smartphone ideal image
Análise Samsung Galaxy S7 Edge

3 – Online VS Loja  Física

Ambas as opções têm o seu lado positivo e negativo,  conhece-los pode ajudar a tomar a decisão mais acertada e evitar  gastos desnecessários e/ou  arrependimentos futuros.

Lojas  Físicas

Lojas Online

 

 

 

As lojas físicas  têm a seu favor o facto de  ser possível ao consumidor mexer e experimentar os equipamentos antes de efectuar a compra, e mesmo após a compra existe um período em que é possível trocar ou devolver o equipamento sem demasiadas  complicações.

As lojas físicas  têm também a garantia obrigatória por lei de 2  anos,  que pode ser uma salvaguarda importante quando  temos problemas  inesperados.  Como lado negativo,  todos estes serviços adicionais têm um custo para as lojas, e isso é refletido no custo final dos equipamentos.  Por  fim,  as lojas físicas têm habitualmente equipamentos das marcas mais conhecidas, é impossível comprar aquelas pérolas que nos chegam  dos mercados orientais a preços incrivelmente baixos.

As lojas online têm a seu favor  uma enorme  variedade de dispositivos  de  marcas  ainda  pouco cimentadas no mercado a preços  verdadeiramente  competitivos. É possível comprar  equipamentos  com especificações de topo  por 1/3  do que custaria numa loja física.  Por outro lado, não é possível experimentar o equipamento, e por vezes  existem custos de alfândega associados (existem lojas como a Gearbest  que têm  formas de contornar isso).  Por fim  no caso de pretenderem ativar a garantia de um dispositivo  isso irá implicar envia-lo à origem (provavelmente China)  com todos os riscos que isso pode acarretar, extravios, taxas  etc.  Depois  temos que esperar  que a loja online  repare ou substitua o equipamento e o envie, e  voltamos a correr o risco de extravios, taxas, etc.

 

%name 5 Dicas para escolher o Smartphone ideal image
Wiko apresenta o Freddy: o smartphone mais rápido da família ‘Y’

Pela minha  experiência a totalidade das compras que fiz online correram bem, e o único equipamento que recebi com defeito foi substituído rapidamente pela Gearbest sem qualquer custo para  o comprador.

%name 5 Dicas para escolher o Smartphone ideal image
[Geek Alert] Qual é o melhor smartphone até $99,99?

4 – Atualizações/Updates

Quando  compramos um novo equipamento queremos ter garantidas  atualizações de segurança e de sistema operativo  pelo menos nos próximos tempos.

%name 5 Dicas para escolher o Smartphone ideal image
Unboxing Huawei Nova o Premium a um preço acessível

Antes de tomar a decisão podemos ver o historial de atualizações da marca, e  assim perceber qual a probabilidade de um equipamento vir a receber atualizações futuras.  Outro aspecto importante  para os mais aventureiros, é avaliar se existe uma forte comunidade  de desenvolvimento para esse modelo/marca.  Muitas vezes  as comunidades online conseguem prolongar a vida dos equipamentos ao providenciar updates não oficiais  por períodos inacreditáveis. ( o Galaxy Nexus acabou de receber Android 7.1 Nougat Uau!).

 5 – Análises/Reviews

Existem muitos  sites/blogs e  canais de Youtube onde podem ver análises aos equipamentos que vão comprar,  nós no AndroidGeek  usamos os equipamentos como Daily Driver (Telefone principal)  por pelo menos duas semanas antes de escrever a análise, desta forma podem  ver como é a experiência de usar o equipamento que pensam comprar e antecipar eventuais problemas ou desilusões.

%name 5 Dicas para escolher o Smartphone ideal image
Google Pixel e Pixel XL esgotados! Havia dúvidas?

Se tiverem  em consideração os pontos acima, certamente a  árdua tarefa de escolher o vosso novo smartphone será mais fácil e  mais certeira.

Quem vai  comprar um  smartphone em breve?  Qual é o escolhido?

Deixem  nos comentários.