3 formas de fazer Unroot ao teu Android

Uma das primeiras coisas que fazemos quando estamos a explorar os nossos equipamentos é pelo menos avaliar as formas disponiveis para fazermos root ao dispositivo, e para isso , dependendo do modelo, existem inúmeros métodos e opções que nos podem ajudar.

Android-Root.jpg

No entanto por uma razão ou por outra poderemos precisar de ter o telefone sem ROOT, e aí as ofertas em termos de informação podem ser mais escassas.

Sugerimos vigorosamente que sempre que fizerem ROOT o vosso dispositivo se certifiquem que existe um método funcional para reverter a situação, pois apesar de conhecer casos em que equipamentos com ROOT foram para reparação à marca e foi abrangida pela garantia, também conheço casos em que um defeito de fabrico foi ignorado por haver vestígios de ROOT.

Dito isto, vamos ver três formas de fazer Unroot ao vossos Android.

Unroot com a aplicação SuperSU (fácil)

o SuperSU é uma das aplicações mais conhecidas para a gestão de ROOT, entre muitas funcionalidades interessantes, existe uma que nos interessa particularmente neste caso que é a capacidade de fazer Unroot.

super_su_logo.png

Google-Play-Transparent-border.jpg



O processo não poderia ser mais simples. Basta abrir a aplicação e ir á tab de Definições e no fundo deste ecrã terão a possibilidade de fazer “Full Unroot”. Após seleccionar esta opção basta deixar o equipamento reiniciar et Voilá, Unroot feito!

Relacionado:
HTC Desire 10 Pro oficialmente apresentado

Unroot por aplicação (fácil)

No caso de não usarem o SuperSU ainda existe a possibilidade de conseguirem o Unroot de uma forma fácil usando uma das seguintes aplicações, mas atenção que estas aplicações não são universais, ou seja, existem várias marcas e modelos com os quais não funcionam como seria suposto.
Por exemplo nos equipamentos Samsung não funcionam devido ao Knox e nos equipamentos LG mesmo após o unroot feito, ainda vai ser visível vestígios do ROOT devido ao eFuse da LG.

unroot_universal.png

Google-Play-Transparent-border.jpg

A aplicação mais famosa é o Universal Unroot que custa cerca de 0.99€ , é uma opção se quiserem ter o mínimo de trabalho, mas atenção pode não funcionar!

Unroot com um explorador de ficheiros (utilizadores avançados)

O ROOT em si apesar de todas as vantagens e possibilidades que nos traz, não passa na verdade de um conjunto de pasats e ficheiros no equipamento, se soubermos o que eliminar, poderemos conseguir reverter o ROOT desta forma.

Para fazer isto, vamos precisar de um explorador de arquivos com acesso ROOT. Neste exemplo vamos usar o ES Explorer ( basta activar o acesso ROOT nas definições) .

ES-File-Explorer.jpg

Google-Play-Transparent-border.jpg

  • Aceder à unidade principal do dispositivo e procurar o “system” . Selecione-o e , em seguida, toque em “bin” . A partir daí, apagar ” busybox ” e “su”.

No caso de não conseguirem ver estes ficheiros passem ao passo seguinte.

  • Voltar para a pasta do sistema e selecionar ” xbin ” . Se os arquivos estiverem lá , apaguem o ” busybox ” e “su”.
  • Voltar para a pasta do sistema e selecionar ” app” .
  • Apagar ” superuser.apk ” .
  • Reiniciar o dispositivo e o Unroot ficará consumado.
Relacionado:
Oneplus 3 poderá estar prestes a conhecer o doce sabor do Nougat

Têm outras alternativas? Deixem nos comentários.