Já sabemos que o Android Nougat irá chegar no mês de Agosto, e o que todos queremos saber é quando teremos a versão 7 do Android disponível nos nossos equipamentos. Enquanto ele não chega (pelo menos para todos), abaixo podem ver de forma resumida as novidades do sistema operativo Android Nougat.

0B5CUt KUpXFUSGxZSHNhVUpFV1E 22 Funções do Android Nougat que vale a pena conhecer image

Android 7.0 Nougat

As funções abaixo estão disponíveis nas versões Preview do Android Nougat. Entretanto, é preciso salientar que a versão de testes do novo SO pode sofrer alterações até a disponibilização em massa.

1. Encriptação nativa
O Android Nougat contará com o recurso de encriptação nativa, que acrescentará uma camada extra de segurança para os utilizadores que utilizam o sistema.

2. Fim do ecrã de optimização de aplicações
Com o objetivo de tornar o sistema mais rápido e funcional, a Google removeu no Android Nougat o famoso ecrã “O Android está optimizando 1 de 2000 apps”, que aparecia de vez em quando ao reiniciar o sistema.

3. Novos emojis
O Android Nougat irá contar com 72 novos emojis, que variam entre alimentos , e outros sobre a representatividade feminina.

4. Gráficos e tempo de execução
As informações reveladas durante o Google I/O sobre o desempenho gráfico do sistema foram referentes à tecnologia Vulkan.

5. Controlar o nível de importância das notificações manualmente
Com o Android Nougat é possível organizar as notificações em seis níveis diferentes, são eles:

  • Bloqueado – Nunca mostrar notificações
  • Mínima – Mostra a notificação de forma silenciosa na parte inferior da lista de notificações
  • Baixa – Mostra as notificações de forma silenciosa
  • Normal – Permite que as notificações emitam sons
  • Alta – Mostra as notificações parcialmente no ecrã e emitindo sons
  • Urgente – Mostra a notificação no topo da lista de notificações, mostra parcialmente no ecrã e permite sons

Para aceder a estas novas configurações de notificações, vá até: Configurações > Sintonizador System UI > Outros > e ative a opção Mostrar todas as configurações de importância. Agora vá em; Configurações > Apps, selecione um aplicativo e clique em Notificações, você verá uma opção para modificar a importância da notificação.

6. Modo de Realidade Virtual
Agora, vemos o primeiro sinal do que muitos já suspeitavam: o suporte nativo para RV (Realidade Virtual) no Android Nougat.

Relacionado:
HTC Desire 10 Pro oficialmente apresentado

7. Melhorias no Launcher Google Now
O Google fez algumas melhorias no launcher Google Now. Basta usar o gesto de pinças (juntando o de indicador com o polegar como se fosse beliscar o ecrã) no ecrã inicial para voltar o ecrã de visualização geral, onde, no final do ecrã, irão aparecer as opções de papéis de parede, widgets e configurações.

8. Capacidade de alterar o tamanho da interface e da fonte
“Tamanho da letra ” e “Tamanho do ecrã”. Alterar estes parâmetros é agora possível de fábrica, dedicados à acessibilidade por quatro níveis de configurações.

É possível reduzir o tamanho do interface e da fonte, conforme o gosto. Isto será bastante útil para deficientes visuais ou aqueles que acham que a interface nativa do Android é muito vazia em ecrãs grandes.

O Android N permite alterar o tamanho da fonte dos textos, mas também o tamanho dos elementos no ecrã. A alteração da escala DPI nos equipamentos só era possível até agora com ROMS específicas e /ou acesso ROOT.

%name 22 Funções do Android Nougat que vale a pena conhecer image

 

9. Smartphones encriptados funcionarão mesmo após reiniciar inesperadamente

Quem tem um smartphone Android sabe que, de vez em quando, o aparelho pode fazer reboot do nada (já aconteceu a todos). O problema é quando o telefone está encriptado, o que o transforma num dispendioso pisa papeís, enquanto o aparelho passa pelo processo de desencriptação.

 

10. Integração do “Mono Play” para os deficientes auditivos
Se o utilizador tiver problemas auditivos, poderá usar como opção, definir nas configurações de áudio a saída de som em mono, permitindo uma melhor audição do que é reproduzido no smartphone.

11. O API JobScheduler vai tornar os smartphones mais rápidos
Para o Android Nougat, o Google está a dedicar especial atenção a todos os processos que são executados em Background. Para melhorar a performance do smartphone, os desenvolvedores do sistema apostam na API JobScheduler que vai, basicamente, organizar as acções das apps que correm em segundo plano no telefone.

12. Os parâmetros do sistema estão mais espertos
O que dizer sobre as configurações do sistema Android Nougat, exceto que eles estão verdadeiramente mais funcionais e úteis. A nova versão do sistema introduz novas ideias que simplesmente melhoram a experiência global.

Relacionado:
Xiaomi vende 2 smartphones por segundo na Índia

13. Responder a mensagens pela barra de notificações

À semelhança do que já existia no iOS agora é possível responder a mensagens directamente na barra de notificações e/ou ecrã de bloqueio. Deixa de ser necessário sair da aplicação actual para responder.

14. Menu hambúrguer entre as configurações do sistema

O que é um botão “Hamburger”? Trata-se de um botão que permite aceder a um menu de navegação sem sair do ecrã onde estamos. A ideia será podermos transitar entre vários ecrãs de definições (Wi-Fi, Bluetooth, Sons, etc) sem ter que voltar atrás para o menu principal de definições. Bastará clicar no dito botão para aceder as restantes opções. De resto, esta opção vai de encontro aos parâmetros do “Material Design” que a própria Google definiu.

%name 22 Funções do Android Nougat que vale a pena conhecer image

 

15. Projeto Svelte
O Projeto Svelte é um engine que foi lançado na época do Android KitKat. O objetivo desse projecto é fazer com que dispositivos com especificações mais modestas sejam capaz de correr o Android Nougat de maneira mais fluída.

16. Nova função de multi-janela
Como vimos no Android M Developer Preview, o Google tem trabalhado arduamente para trazer um sistema multitarefa nativo e eficiente para o Android. No Android Nougat, o recurso está, aparentemente, pronto para chegar à versão final.

É verdade que fabricantes com ROMS personalizadas já oferecem este recurso há algum tempo, como é o caso da EMUI da Huawei e o Touchwiz da Samsung. Mas na verdade esta é uma estreia no sistema Android de forma nativa, ainda que utilizar o modoMultiScreen ou MultiWindow em ecrãs mais pequenos pode não ser muito prático, em ecrãs de dimensões acima de 5 polegadas, este recurso pode revelar-se de extrema utilidade para potenciar o MultiTasking nos nossos equipamentos.

No Huawei Nexus 6P e nas suas portentosas 5.7 polegadas conseguimos uma experiência de grande qualidade ao usar o modo MultiWindow, pois é possível realizar várias tarefas ao mesmo tempo não só pelo tamanho do ecrã que facilita a experiência, mas também pelo excelente desempenho que permite que estejamos a usar duas aplicações em simultâneo independentemente do “peso” das mesmas.

%name 22 Funções do Android Nougat que vale a pena conhecer image

Esta funcionalidade activa-se de forma fácil em qualquer aplicação suportada pressionando o botão de aplicações recentes, a aplicação que estamos a utilizar passa para metade do ecrã e podemos de seguida escolher qual a aplicação secundária que pretendemos utilizar. O tamanho de ambas as janelas é costumizável, não precisam de dividir o ecrã em partes iguais.

Relacionado:
Já é possível assistir vídeos do Youtube em modo offline

 

17. Novo painel de notificações
O painel de notificação inclui agora controlos de energia na parte superior do painel de notificação, e no final há um botão expansível no estilo drop-down.

19. Modo Doze melhorado

O modo de economia de energia “Doze” do Google foi melhorado no Android Nougat. Anteriormente o recurso só funcionava quando o telefone estava em repouso, mas agora o Google diz que o

“Doze economiza bateria sempre que o ecrã se desliga.”

20. Programa Android Beta
Outra novidade revelada trata-se do programa para desenvolvedores receberem em primeira mão as actualizações para versões beta do sistema do Google, actualizações que seriam distribuídas over-the-air (OTA), eliminando a necessidade de cabos e de instalação manual das imagens do sistema.
21. Uso da biblioteca OpenJDK em substituição do Java
A gigante de Mountain View decidiu abandonar as APIs de Java no Android Nougat por uma versão de código aberto, conhecida como OpenJDK. Diferente dos rumores que especulavam sobre um possível impasse judicial entre a Oracle e o Google, a mudança na biblioteca de códigos está ligada ao apoio do Google para a comunidade open source.

22. Dark Mode

Vimos esta funcionalidade primeiramente numa das últimas versões Preview do Marshmallow, mas não chegou a constar da versão final, no entanto a Google reconheceu a importância desta opção e vemos de novo o Dark Mode reintegrado no Android Nougat.