O avanço tecnológico dos dispositivos moveis é  impressionante, nem mesmo o visionário Steve Jobs poderia imaginar um avanço como o que tem vindo a acontecer. Empresas já bem conhecidas no ramo da tecnologia como, Google, Apple, Microsoft e Samsung têm vindo a investir fortemente nesta área que se já é promissora e que certamente ainda vai chegar mais longe.

O Google começou-se a destacar muito após a criação do Sistema Operativo Android que está presente na grande maioria dos dispositivos moveis, ganhou ainda mais destaque após conseguir parceria com várias fabricantes de aparelhos moveis, como por exemplo, Motorola, LG, Samsung, etc. Todas essas empresas o adoptaram como Sistema Operativo em vários dispositivos.

O Android é muito criticado em relação a fluidez do sistema, é considerado um Sistema Operativo “pesado”, mas o número de aplicações para esse sistema é surpreendente, o custo dos dispositivos que dispõem esse sistema, são baixos, talvez também por isso ele seja o mais utilizado. Recentemente o Google comprou a Motorola e lançou dois aparelhos oriundos desta parceria, o Moto X e o Moto G.

A Apple como sempre desde a criação do iPhone destaca-se em relação a dispositivos moveis, claro, foram eles os pioneiros no desenvolvimento de novas tecnologias para o avanço dos novos e modernos telefones. Actualmente a Apple utiliza como Sistema Operativo o iOS um sistema que vem tem vindo a ganhar destaque pela sua fluidez, mas que vem acarretado com algumas críticas em relação ao número de aplicações gratuitas disponibilizados para o seu Sistema. Por consequência o iOS ocupa o 2º lugar no ranking dos mais utilizados.

Relacionado:
Moto X (2013) recebe Android 7.0 Nougat através CyanogenMod 14

A Microsoft, vem na fundo da tabela com o Windows Phone. Após a Nokia investir todas as suas “cartas” no seu sistema operativo, acabou por ser vendida à Microsoft. A empresa pretende investir muito no desenvolvimento de seu sistema, a crítica sobre o Windows Phone compara-se em alguns aspectos ao iOS, já que muitos utilizadores criticam a pouca variedade de aplicações existentes na sua loja e também o seu design inovador que teima em não agradar à grande maioria dos utilizadores de dispositivos moveis.. Vale a pena lembrar que a empresa HTC também produz smartphones equipados com WP8.

E quem muito tem contribuido para a grande evolução dos dispositivos moveis, é a Samsung. Ela tornou-se numa das empresas que mais facturam no mundo graças ao desenvolvimento de seus aparelhos, hoje eles ganham destaque e são considerados os melhores aparelhos da actualidade. O seu hardware é impressionante, e seu software dispensa comentários já que os aparelhos utilizam o próprio Android. É a empresa que mais fabrica smartphones no mundo inteiro. Além disto, a empresa sul-coreana prepara-se para lançar seu próprio sistema operativo, o Tizen. Rumores apontam para que a próxima versão da família Galaxy S(5) deverá vir acompanhada do seu próprio Sistema operativo, e que o mesmo traz muitas novidades. A Samsung quer “abolir” o Android de seus dispositivos.

Com esta “guerra” toda  quem ganha é o consumidor, já que todas as empresas estão com fortes investimentos, e isso faz com que a concorrência seja enorme e assim proporcionando smartphones e tablets com tecnologia de ponta e com preços muito mais em conta.

 

Relacionado:
Depois do Nokia 6 fabricante revelará mais novidades a 26 de fevereiro